22.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Enem 2025: professor explica como usar o tempo e a TRI a seu favor

Gerenciar o tempo e manter a coerência nas respostas são fatores decisivos para uma boa nota, segundo especialistas

No próximo domingo, dia 9, mais de 4,81 milhões de candidatos farão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. Será o momento de encarar a redação e mais 90 questões de múltipla escolha.

DESAFIO
Para ter um bom desempenho, será necessário mais do que dominar interpretação de textos, gramática e literatura. As provas também incluem questões de história, geografia, filosofia, sociologia e língua estrangeira — inglês ou espanhol, escolhida no momento da inscrição. Além disso, os participantes precisam administrar bem o tempo: 5 horas e 30 minutos de prova.

DICAS
O pedagogo e professor de história Glauco Pinheiro, dos colégios Start Anglo Bilingual School e STG, no Rio de Janeiro, recomenda que o candidato leia o tema da redação antes de começar a prova objetiva. Ele também orienta que a redação seja feita logo no início. “O estudante deve separar de uma hora a uma hora e meia para montar sua redação e deixar para ir para a prova depois desta parte”, afirma.

COERÊNCIA
Glauco alerta ainda para que o candidato evite chutar respostas por falta de tempo. Isso pode afetar a nota, que é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada pelo Inep. “A prova do Enem exige muita coerência pedagógica. A TRI não avalia apenas a quantidade de acertos, mas a coerência das respostas no cartão”, explica o professor.

CONTINUIDADE
As recomendações também valem para o segundo dia de provas, em 16 de novembro, quando serão avaliados os conhecimentos em matemática, biologia, química e física — áreas que exigem raciocínio lógico e domínio de fórmulas.

TRI
No Enem, não há pesos fixos para cada questão. A nota é calculada a partir da coerência das respostas, considerando o grau de dificuldade de cada item. Segundo o Inep, o modelo matemático identifica a consistência da resposta de acordo com o nível de dificuldade. Espera-se que quem acerta as questões mais difíceis também acerte as fáceis.

Cada item é avaliado por três parâmetros: discriminação (capacidade da questão de diferenciar quem domina o conteúdo), dificuldade (quanto mais difícil, maior o valor) e acerto casual (probabilidade de acerto no chute).

NOTA
A nota final não depende apenas do número de acertos. Duas pessoas com a mesma quantidade de respostas certas podem ter pontuações diferentes, dependendo das questões que acertaram. Ainda assim, quanto mais acertos coerentes, maior a nota.

CHUTE
O Inep esclarece que o acerto por sorte não reduz a nota, mas tem peso menor do que acertos consistentes. Já deixar a questão em branco equivale a errar. “Sempre é melhor responder à questão do que deixá-la em branco, pois uma questão certa sempre aumenta a nota”, reforça o instituto.

RESULTADOS
As notas mínimas e máximas variam a cada edição, de acordo com as questões aplicadas. Os resultados do Enem 2025 serão divulgados em janeiro de 2026, com a indicação das notas mínima e máxima por área de conhecimento.

SAIBA
Mais informações sobre a metodologia da TRI estão disponíveis no canal do Inep no YouTube e no portal oficial do instituto, que também oferece um guia explicativo para os participantes.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Retrospectiva 2025: Prefeitura de Três Lagoas consolida avanços e amplia investimentos para a população

Ano foi marcado por obras, melhorias nos serviços públicos, fortalecimento social e ações voltadas ao desenvolvimento do município

Suzano abre vagas de emprego em quatro municípios de Mato Grosso do Sul

Processos seletivos oferecem oportunidades efetivas, inclusive para PcD, com inscrições gratuitas até o fim de janeiro A Suzano, uma das maiores empresas do setor de...

Anvisa alerta para riscos de bebidas clandestinas e reforça cuidados no Ano Novo

Agência orienta consumidores a verificar procedência, rótulo e lacre de segurança para evitar intoxicações, principalmente por metanol Com a proximidade das festas de réveillon, a...