21.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Três Lagoas será a primeira cidade do interior de MS a receber a Carreta da Saúde da Mulher

Unidade móvel oferecerá exames e atendimentos gratuitos de 15 de novembro a 15 de dezembro

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou que o município será contemplado com a Carreta da Saúde da Mulher, unidade móvel do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

O atendimento está previsto para ocorrer de 15 de novembro a 15 de dezembro, com permanência de 30 dias na cidade. Três Lagoas será a primeira cidade do interior de Mato Grosso do Sul a receber a carreta nesta etapa, que atenderá toda a Região da Costa Leste, ampliando o acesso das mulheres aos exames preventivos e diagnósticos de média complexidade.

SERVIÇOS

Durante o período de funcionamento, a carreta ofertará diversos exames e procedimentos especializados, entre eles:
• Mamografia digital
• Ultrassonografia mamária bilateral
• Ultrassonografia transvaginal e pélvica
• Colposcopia
• Punção de mama por agulha grossa
• Excisões do colo uterino (tipos I e II)
• Biópsias de mama e colo uterino
• Consultas médicas especializadas e teleconsultas
• Exames anatomopatológicos de mama e colo uterino

A iniciativa tem como foco o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero.

CADASTRO

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as mulheres que aguardam exames ou procedimentos ginecológicos e mamários — como ultrassonografias e mamografias — procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para atualizar o cadastro.

As equipes entrarão em contato posteriormente para realizar o agendamento dos atendimentos durante o período em que a carreta estiver na cidade.

ESTRUTURA

A Carreta da Saúde da Mulher conta com estrutura completa, composta por consultórios, salas de exame, equipamentos modernos e equipe multiprofissional formada por médico ginecologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

A ação reforça o compromisso do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Três Lagoas com a ampliação do acesso das mulheres sul-mato-grossenses a serviços de saúde de qualidade e prevenção.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025