22.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Três Lagoas será a primeira cidade do interior de MS a receber a Carreta da Saúde da Mulher

Unidade móvel oferecerá exames e atendimentos gratuitos de 15 de novembro a 15 de dezembro

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou que o município será contemplado com a Carreta da Saúde da Mulher, unidade móvel do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

O atendimento está previsto para ocorrer de 15 de novembro a 15 de dezembro, com permanência de 30 dias na cidade. Três Lagoas será a primeira cidade do interior de Mato Grosso do Sul a receber a carreta nesta etapa, que atenderá toda a Região da Costa Leste, ampliando o acesso das mulheres aos exames preventivos e diagnósticos de média complexidade.

SERVIÇOS

Durante o período de funcionamento, a carreta ofertará diversos exames e procedimentos especializados, entre eles:
• Mamografia digital
• Ultrassonografia mamária bilateral
• Ultrassonografia transvaginal e pélvica
• Colposcopia
• Punção de mama por agulha grossa
• Excisões do colo uterino (tipos I e II)
• Biópsias de mama e colo uterino
• Consultas médicas especializadas e teleconsultas
• Exames anatomopatológicos de mama e colo uterino

A iniciativa tem como foco o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero.

CADASTRO

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as mulheres que aguardam exames ou procedimentos ginecológicos e mamários — como ultrassonografias e mamografias — procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para atualizar o cadastro.

As equipes entrarão em contato posteriormente para realizar o agendamento dos atendimentos durante o período em que a carreta estiver na cidade.

ESTRUTURA

A Carreta da Saúde da Mulher conta com estrutura completa, composta por consultórios, salas de exame, equipamentos modernos e equipe multiprofissional formada por médico ginecologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

A ação reforça o compromisso do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Três Lagoas com a ampliação do acesso das mulheres sul-mato-grossenses a serviços de saúde de qualidade e prevenção.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...