Ação realizada nesta terça-feira, 04 em Chapadão do Sul resultou na prisão em flagrante de um suspeito por armazenar material envolvendo menores.
A Polícia Federal de Três Lagoas deflagrou, nesta terça-feira, 04, a ‘Operação Escudo de São Miguel II’, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Chapadão do Sul, expedidos pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande.
Durante as diligências, um homem foi preso em flagrante por armazenar imagens e vídeos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em seus dispositivos eletrônicos. O material foi apreendido e será submetido à perícia técnica para aprofundar as investigações.
De acordo com a Polícia Federal, a operação reforça o compromisso da instituição em combater crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no ambiente virtual, onde os criminosos buscam agir de forma anônima. Os investigados poderão responder por estupro de vulnerável, disponibilização e armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil e associação criminosa.
Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil” (art. 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/1990), a Polícia Federal ressalta que o termo mais adequado é “abuso sexual de crianças e adolescentes”, pois expressa com maior precisão a violência e o sofrimento impostos às vítimas desses crimes.


