23.8 C
Três Lagoas
domingo, 1 de fevereiro, 2026

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o fim de novembro

Trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS têm direito ao benefício; segunda parcela deve ser quitada até 20 de dezembro

O fim do ano se aproxima e, junto com ele, a expectativa pelo pagamento do 13º salário. De acordo com a legislação trabalhista, a primeira parcela deve ser depositada até o dia 30 de novembro, prazo que neste ano cai no dia 28, último dia útil do mês.

Instituído há 62 anos, o 13º salário é um direito garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 4.090/1962, que assegura o benefício a todos os trabalhadores com mais de 15 dias de serviço, além de aposentados e pensionistas do INSS.

O empregador pode optar por pagar o valor integral até o final de novembro ou dividi-lo em duas parcelas — a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. O adiantamento também pode ser solicitado durante as férias, desde que o pedido seja feito por escrito até janeiro.

O cálculo é feito com base no salário do empregado, dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano. Entram no cálculo médias de adicionais como horas extras, comissões, adicional noturno e insalubridade.

Segundo o pós-graduando em Direito do Trabalho Fábio de Lima Barros, o cumprimento do prazo é essencial. “O 13º salário é mais do que um direito do trabalhador — é uma obrigação legal do empregador. Respeitar prazos e cálculos garante um fim de ano tranquilo para todos”, destacou.

Em caso de atraso, a CLT prevê multa de 1% ao mês sobre o valor devido, exceto para empresas em recuperação judicial, conforme a Lei nº 13.143/2015. Trabalhadores que não receberem o benefício podem procurar o sindicato da categoria, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ou ajuizar ação judicial.

Com informações Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Sumiço de meninas lidera casos de desaparecimento infantojuvenil Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale...

Polícia Civil recupera dez cervejeiras furtadas em operação da SIG

Equipamentos avaliados em cerca de R$ 60 mil foram desviados de empresa de transporte, onde três pessoas poderão responder por receptação