23.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 nas contas de luz em novembro

Consumidores pagarão R$ 4,46 extras a cada 100 kWh consumidos devido ao baixo nível dos reservatórios e à necessidade de uso de termelétricas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 para o mês de novembro. Com isso, os consumidores pagarão um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A decisão foi tomada em razão do baixo volume de chuvas, que tem reduzido os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Segundo a Aneel, o cenário continua desfavorável para a geração hídrica, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, de custo mais alto, para garantir o fornecimento de energia.

A agência também destacou que a geração solar é intermitente, não suprindo o sistema durante todo o dia. Por isso, o uso das termelétricas é necessário especialmente nos horários de maior consumo.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica os custos variáveis da geração de energia elétrica. Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional; já as bandeiras amarela e vermelha representam aumento no valor da conta, conforme o nível de custo da produção de energia no país.

Com informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...