28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Banco BMG vai devolver R$ 7 milhões a aposentados por cobranças indevidas em empréstimos consignados

Acordo com o INSS prevê ressarcimento a 100 mil beneficiários e medidas para aumentar transparência e segurança nas contratações

O Banco BMG S.A. firmou um termo de compromisso com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para corrigir práticas irregulares na oferta de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. O acordo prevê o ressarcimento de mais de R$ 7 milhões cobrados indevidamente de cerca de 100 mil beneficiários, valores que serão abatidos diretamente nas faturas.

Segundo o INSS, o objetivo é garantir o cumprimento das normas do crédito consignado e proteger os direitos dos segurados. Entre as medidas previstas, o BMG deverá ampliar o uso de videochamadas nas contratações de empréstimos e cartões consignados, tanto por correspondentes bancários quanto em agências próprias. O prazo para implantação é de 90 dias.

As videochamadas deverão registrar a manifestação de vontade do beneficiário e esclarecer dúvidas sobre as condições do contrato. O banco também deverá ajustar o limite de crédito para 1,6 vez o valor da renda mensal, conforme a norma do INSS, e suspender imediatamente a venda de seguros ou produtos vinculados aos empréstimos consignados.

Além disso, o BMG se comprometeu a reduzir o número de reclamações em seus canais de atendimento e reforçar a governança e a transparência nas operações. O termo proíbe ainda o compartilhamento de dados pessoais dos beneficiários com terceiros, salvo autorização expressa ou previsão legal.

O acordo tem validade por tempo indeterminado, e o descumprimento das obrigações poderá gerar sanções ao banco. Segundo nota da instituição, as ações refletem o compromisso em oferecer uma jornada de crédito ética e responsável, alinhada às boas práticas de governança corporativa.

Com informações Agência Brasil/ reescrito por Thais Constantino

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...