Ação faz parte de investigação sobre crimes de exploração sexual infantojuvenil, onde dispositivos eletrônicos foram apreendidos e vão ser periciados.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 30, a Operação Escudo de São Miguel I, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.
Em Três Lagoas, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande. Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por armazenar imagens e vídeos de abuso sexual de crianças e adolescentes. Todo o material encontrado foi apreendido e encaminhado para perícia técnica.
De acordo com a Polícia Federal, a operação integra um esforço nacional para combater a disseminação de conteúdo de exploração sexual infantil online, um dos crimes cibernéticos mais graves e de difícil rastreamento.
Embora o termo “pornografia infantil” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a PF reforça que o termo “abuso sexual infantojuvenil” é o mais adequado, pois traduz a dimensão violenta e criminosa dos atos cometidos contra as vítimas.
A corporação também fez um alerta aos pais e responsáveis, destacando a importância de acompanhar e orientar o uso da internet pelas crianças e adolescentes. A PF recomenda manter o diálogo aberto sobre os riscos do ambiente virtual, observar mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso de dispositivos, e reforçar que os jovens devem buscar ajuda caso se deparem com situações suspeitas.


