21.8 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Revalida 2025/2: prazo para envio do diploma médico termina nesta sexta-feira

Envio do documento é obrigatório para participação na segunda etapa do exame

Termina às 23h59 desta sexta-feira, o prazo para que os candidatos da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2) enviem o diploma de conclusão do curso de medicina no Sistema Revalida, acessível por meio do login Gov.br.

A etapa é obrigatória para que o participante avance à segunda fase do exame, que consiste na prova de habilidades clínicas. O Revalida tem como objetivo verificar se médicos formados no exterior possuem os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para exercer a profissão no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), candidatos que já tiveram a documentação validada em edições anteriores não precisam reenviar o diploma, pois a homologação é automática no sistema.

Instruções de envio

O diploma, certificado ou declaração deve ser enviado frente e verso, nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. O candidato precisa informar o nome da instituição estrangeira e o ano de conclusão do curso.

O documento deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem ou por órgão equivalente, e autenticado pela autoridade consular brasileira. Diplomas em idiomas diferentes do português, inglês, francês ou espanhol exigem tradução juramentada.

Participantes que não enviarem a documentação até o prazo limite serão automaticamente reprovados, conforme estabelece o edital.

Resultado

O resultado preliminar da análise dos documentos será divulgado no dia 17 de novembro, no Sistema Revalida. Candidatos com envio reprovado poderão entrar com recurso entre 17 e 21 de novembro. O resultado final está previsto para 5 de dezembro.

Sobre o Revalida

O Revalida avalia médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior que desejam exercer a profissão no país. O exame ocorre duas vezes ao ano e é dividido em duas etapas: teórica e de habilidades clínicas, abordando as cinco grandes áreas da medicina — clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.

O exame não tem caráter classificatório e não avalia a qualidade das instituições estrangeiras.

Com Informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 20 toneladas de produtos irregulares em duas operações na região de Três Lagoas

Cargas de origem estrangeira sem comprovação fiscal foram encontradas em caminhões abordados nas rodovias BR-262 e BR-158 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de...

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio

Eleitores têm 90 dias para atualizar cadastro, fazer transferência, emitir o primeiro título ou cadastrar biometria antes do fechamento do cadastro eleitoral Faltam exatamente 90...

Bioparque Pantanal terá contratos de manutenção licitados pelo Governo de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), lançou nesta sexta-feira (6) três editais de...