22.8 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Censo revela que 5,42% das crianças indígenas ainda não têm registro de nascimento

Dados do IBGE mostram desigualdades no acesso à documentação, saneamento e educação entre povos indígenas no Brasil

O Brasil ainda tem 5,42% das crianças indígenas de até cinco anos sem registro de nascimento, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro. O percentual é 10,6 vezes maior do que o da população brasileira em geral, em que apenas 0,51% das crianças dessa faixa etária não possuem o registro.

A pesquisa faz parte do Censo Demográfico 2022 – Etnias e Línguas Indígenas e evidencia as dificuldades enfrentadas por esses povos para garantir direitos básicos.

IDENTIDADE
A certidão de nascimento é o primeiro documento jurídico de um cidadão, garantindo nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e acesso a serviços de saúde e educação. No Brasil, a emissão da primeira via é gratuita, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.534/97.

Sem o documento, a pessoa fica impedida de exercer direitos civis e sociais, tornando-se, na prática, invisível ao Estado.

POPULAÇÃO
O levantamento do IBGE mostra que 1.694.836 pessoas indígenas vivem em 4.833 municípios brasileiros, o que representa 0,83% da população nacional. Desde o último Censo, realizado em 2010, houve um aumento de 88,82% no número de indígenas, cerca de 896,9 mil pessoas a mais.

Em 2010, 63,78% da população indígena vivia em áreas rurais. Já em 2022, o cenário se inverteu: 53,97% estão em áreas urbanas. O país abriga 391 etnias e 295 línguas indígenas.

MORADIA
Os dados também revelam que muitos domicílios indígenas não têm acesso a saneamento básico. O IBGE desconsiderou habitações sem paredes e malocas tradicionais.

A etnia Tikúna, a mais populosa do Brasil, lidera o grupo com menor acesso à água encanada, com 54.897 pessoas (74,21%) nessa situação. Eles são seguidos pelos Guarani-Kaiowá (70,77%) e pelos Kokama (46,26%).

Os Tikúna também têm os piores índices de esgotamento sanitário, com 92,82% dos moradores sem acesso a esse serviço, seguidos pelos Kokama (83,02%) e Guarani-Kaiowá (82,05%). Quanto ao acesso à coleta de lixo, a situação é semelhante: 76,59% dos Tikúna não contam com serviço direto ou indireto.

EDUCAÇÃO
Entre os 308 mil indígenas de 15 anos ou mais que falam uma língua indígena, 78,55% (242 mil) são alfabetizados, um índice inferior ao da população indígena geral (84,95%) e abaixo da média nacional (93%).

O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, destacou que a alfabetização deve respeitar a diversidade linguística dos povos originários.

“A alfabetização, se for feita de forma a simplesmente incentivar a substituição da língua indígena pelo português, pode ser absolutamente nociva. Agora, quando ela é bilíngue ou na língua indígena, ela contribui muito para o fortalecimento linguístico”, afirmou.

POLÍTICAS
O IBGE ressalta que o mapeamento busca identificar onde vivem os povos indígenas, quais são as principais carências e onde as políticas públicas precisam ser intensificadas para garantir direitos e reduzir desigualdades.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 20 toneladas de produtos irregulares em duas operações na região de Três Lagoas

Cargas de origem estrangeira sem comprovação fiscal foram encontradas em caminhões abordados nas rodovias BR-262 e BR-158 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de...

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio

Eleitores têm 90 dias para atualizar cadastro, fazer transferência, emitir o primeiro título ou cadastrar biometria antes do fechamento do cadastro eleitoral Faltam exatamente 90...

Bioparque Pantanal terá contratos de manutenção licitados pelo Governo de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), lançou nesta sexta-feira (6) três editais de...