29.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 30 de janeiro, 2026

Auxílio Gás de outubro é pago a beneficiários com NIS final 4

Programa atende mais de 5 milhões de famílias e será gradualmente substituído pelo Gás do Povo até 2026

Beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4 recebem nesta quinta-feira (23) o Auxílio Gás de outubro, no valor de R$ 108. O programa segue o mesmo calendário do Bolsa Família, com pagamentos que vão até o dia 31 de outubro, para quem tem NIS final 0.

Com duração prevista até dezembro de 2026, o benefício atende 5,01 milhões de famílias em todo o país. Desde a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, em 2022, o valor pago equivale a 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg.

REQUISITOS
O Auxílio Gás é destinado exclusivamente a famílias inscritas no CadÚnico que tenham, entre seus membros, pelo menos uma pessoa beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação que criou o programa também garante prioridade para mulheres responsáveis pela família e para vítimas de violência doméstica.

Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ultrapassa R$ 542 milhões, segundo dados oficiais.

TRANSIÇÃO
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. Diferentemente do atual modelo em dinheiro, as famílias beneficiadas farão a retirada da recarga do botijão diretamente em revendedoras credenciadas.

A nova iniciativa pretende triplicar o número de famílias atendidas, chegando a cerca de 15 milhões de lares em todo o país. O objetivo, segundo o MDS, é tornar a política mais eficiente e ampliar o acesso ao gás de cozinha para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em ação da Força Tática

Foram encontradas algumas porções de crack e alguns objetos ligados à comercialização de entorpecentes

“Da dor nasceu um espaço de amor e respeito”, descreve Diógenes Marques sobre o ‘Mata Cascalheira’

Empresário contou como o diagnóstico do filho inspirou a criação de um dos principais espaços de ecoturismo inclusivo de Três Lagoas

Casal suspeito de matar “Tuca” com golpe de faca é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Vítima foi encontrada morta dentro de casa no bairro Quinta da Lagoa, onde crime é investigado como homicídio duplamente qualificado