Diretores, chefes de gabinetes e fiscais de contrato participaram da capacitação com o setor de Planejamento da Câmara
16/10/2025 às 12h23

Na manhã desta quinta-feira (16), a Escola do Legislativo (Eletres) promoveu uma capacitação oferecida pelo setor de Planejamento com o tema “elaboração de pedido de contratação e como realizar Estudos Técnicos Preliminares”. O diretor de Compras e Licitação, Fabiano Farran Leal de Queiroz, apresentou a equipe de planejamento e esclareceu a importância dessa capacitação para auxiliar na eficiência, eficácia e agilidade nos processos licitatórios da Câmara.
João Paulo dos Santos, Lucas Cremonese e Heber Pinheiro explicaram as etapas de um pedido, falando sobre o Estudo Técnico Preliminar (ETP), Documento de Formalização de Demanda (DFD), o Termo de Referência (TR), a cotação etc. “É um serviço em cascata e que nós não podemos pular nenhuma etapa. O ETP é o coração, pois tudo vai ser construído a partir dele”, ressaltou João.
Com o intuito de agilizar o processo, o trio citou exemplos reais e casos que poderiam ter sido simplificados. Além disso, deram algumas dicas, como “o uso de inteligência artificial (IA) para auxiliar, mas apenas na fase inicial, de pesquisa, ou numa revisão com base nas leis vigentes, e não como produto final para a IA fazer sozinho o documento”.
Outro destaque do treinamento foi mostrar que “todo processo não começa no objeto que se quer solicitar. Começa com a necessidade. Por exemplo, você não precisa de um carro, você tem a necessidade de transporte. E é com base nessa necessidade que será estudada a melhor forma de supri-la. O ETP então pode justificar que a compra de um carro é a melhor opção para aquela necessidade”, exemplificou João.
O treinamento faz parte das Ações Formativas da Eletres, a qual já promoveu quatro formações presenciais nesse ano, e uma integração, além de disponibilizar cursos de Ensino a Distância (EAD) com os parceiros Parlaflix e Saberes.
ASSCOM / CMTLs