22.3 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro, 2025

Brasil firma acordo com a Índia para produção e pesquisa de vacinas

Parceria entre Fiocruz e empresa indiana fortalece soberania tecnológica e produção nacional de imunizantes

O Ministério da Saúde firmou uma parceria internacional com a empresa indiana Biological E Limited para cooperação em pesquisa tecnológica e inovação. O foco é fortalecer as plataformas de vacinas virais e bacterianas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em um movimento estratégico entre países do Sul Global.

ALIANÇA
A assinatura do acordo ocorreu durante agenda oficial na Índia com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a missão em Nova Délhi integra esforços do governo brasileiro para ampliar comércio, investimentos e cooperação bilateral em áreas estratégicas.

DESENVOLVIMENTO
O acordo cria as bases para o desenvolvimento conjunto de pesquisas científicas e estudos sobre vacinas virais e bacterianas produzidas por Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz dedicada a imunobiológicos. Entre os projetos prioritários está a vacina pneumocócica 24 valente, que passará por avaliação de eficácia e segurança em estudos colaborativos. Também está prevista a formalização da transferência de tecnologia da vacina pneumocócica 14 valente.

AUTONOMIA
Segundo o Ministério da Saúde, essa transferência tecnológica garantirá produção nacional e fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a autonomia do Brasil na fabricação de vacinas e imunizantes.

INOVAÇÃO
O acordo também prevê cooperação técnica e científica em áreas ligadas à produção e desenvolvimento de vacinas. Além disso, estão previstas parcerias para prestação de serviços técnicos que aumentem a capacidade produtiva nacional e assegurem o abastecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

OBJETIVOS
Entre os objetivos específicos da parceria estão o intercâmbio de conhecimento e experiências em pesquisa e inovação, apoio a análises de vigilância epidemiológica e fomento à criação de novos projetos e patentes na área da saúde.

PAPÉIS
A empresa indiana Biological E Limited contribuirá com sua experiência técnica e capacidade instalada de produção. Por sua vez, Bio-Manguinhos oferecerá sua estrutura produtiva, expertise em biotecnologia e integração com o SUS e órgãos reguladores.

ESTRATÉGIA
Para o governo federal, o acordo representa um passo estratégico para fortalecer a soberania tecnológica do Brasil, garantindo o fornecimento imediato de vacinas essenciais e impulsionando o desenvolvimento de novas gerações de imunizantes.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resultado da Prova Nacional Docente já pode ser consultado pelos participantes

Em Mato Grosso do Sul, avaliação conhecida como Enem dos Professores teve cerca de 25 mil inscritos Os participantes da Prova Nacional Docente já podem...

Comissão da Câmara aprova projeto que reforça segurança de conselheiros tutelares

Proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça A Comissão de Previdência, Assistência Social,...

Implanon passa a ser oferecido gratuitamente pelo SUS em Campo Grande

Contraceptivo hormonal de longa duração está disponível para mulheres de 18 a 49 anos nas unidades de saúde do município O Implanon, método contraceptivo hormonal...