23.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de janeiro, 2026

Pré-COP30 reúne 67 países para alinhar ações climáticas

Evento em Brasília marca início das discussões globais antes da Conferência da ONU sobre o Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA)

A Pré-COP30 começou nesta segunda-feira (13), em Brasília, reunindo negociadores de 67 países em uma etapa preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém.

Durante a abertura oficial, lideranças internacionais destacaram a urgência de transformar compromissos em ações concretas. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, defendeu o fortalecimento do multilateralismo, a aproximação da agenda climática com a vida real e a aceleração da implementação do Acordo de Paris.

UNIDADE
Simon Stiell, secretário executivo da Convenção do Clima (UNFCCC), reforçou que o sucesso da COP depende da cooperação global, independentemente de disputas políticas. Segundo ele, a “estrada para Belém é curta, mas cheia de possibilidades”, e o trabalho até a COP30 será decisivo para o futuro climático do planeta.

ESTRUTURA
A presidência da COP30 estruturou o evento em quatro “círculos” temáticos: Presidentes da COP, Povos, Finanças e Balanço Ético Global. Cada um deles apresentou avanços obtidos na fase de mobilização e sugestões para impulsionar a próxima fase de negociações.

GOVERNANÇA
Líder do Círculo de Presidentes da COP, Laurent Fabius (que presidiu a COP21, em Paris), defendeu que a implementação das metas climáticas deve se apoiar em quatro pilares: inspiração, implementação, inclusão e inovação. Fabius ressaltou ainda a importância de envolver comunidades indígenas, religiosas e científicas.

POVOS
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que lidera o Círculo dos Povos, destacou que a COP30 terá a maior participação indígena da história, com expectativa de mais de 3 mil representantes na “Aldeia COP”, espaço dedicado à presença dos povos originários na conferência. Ela reforçou a importância do reconhecimento dos territórios indígenas como parte da política climática.

FINANÇAS
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou os eixos prioritários do Círculo de Finanças, que incluem aumento do financiamento climático, reformas em bancos multilaterais, incentivos a investimentos sustentáveis e melhorias regulatórias. Entre as propostas, está a criação de uma supertaxonomia global que oriente os investimentos verdes.

Segundo Haddad, um relatório com as propostas será entregue ainda este mês ao presidente da COP30 como contribuição à construção do “Mapa do Caminho de Baku a Belém para 1,3 trilhão de dólares”.

ÉTICA
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou o trabalho do Círculo do Balanço Ético Global (BEG), que promoveu diálogos sociais em todos os continentes, com foco em justiça climática e princípios éticos. Marina defendeu que a COP30 seja marcada como um novo marco humanitário e climático, indo além da técnica e incorporando valores culturais, raciais e intergeracionais.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Candidatos poderão ser consultadas na Página do Participante Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de janeiro, conforme anunciou...

Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026

Datas levam em conta número final do cartão de benefício Os cerca de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir...

Saiba mais sobre a CNH renovada de forma automática, sem filas e sem custo

Medida beneficia bons motoristas, será gratuita para a versão digital do documento e começa a valer para condutores sem infrações recentes O Ministério dos Transportes...