Evento aberto amanhã em Três Lagoas busca transformar motoristas em agentes de proteção e reforçar canais como o Disque 100
Amanhã, autoridades e instituições de diversas áreas estarão reunidas no auditório da SEST/SENAT para o primeiro painel do Projeto Proteção, iniciativa com experiência desde 2004 e que ganhou reforço em parceria técnica com a Childhood Brasil em 2016/2017. O objetivo: enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da conscientização, mobilização social e fortalecimento de canais de denúncia.
O que vai rolar
- O painel contará com participação do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Atendimento à Mulher, além de representantes dos setores de transporte, saúde e educação.
- Haverá palestra de abertura com o analista do MP, Sidney, sobre atuação institucional; também será debatido o mapa “Mapear”, ferramenta da PRF que será atualizada entre outubro e novembro.
- Espaço especial para apresentação da Delegacia de Atendimento à Mulher, com a delegada Sayara, e para os profissionais que lidam diretamente com vítimas.
Público e acesso
O evento é aberto ao público. A programação começa às 9h da manhã e vai até às 10h30, amanhã, no auditório da SEST/SENAT, na Avenida Júlio Ferreira Xavier (antiga Ponta Porã), próximo à EMS, em Três Lagoas.
A importância da denúncia
Um ponto-chave enfatizado pelos organizadores é a denúncia: o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, é gratuito, anônimo e fundamental para que casos de abuso e exploração não fiquem subnotificados. Segundo dados apresentados, os registros oficiais mostram que apenas cerca de 8,5% dos casos são denunciados via sistema de segurança pública. Nos dados do sistema de saúde, essa taxa cai ainda mais: cerca de 4,2%.
Sinais de alerta e papel dos profissionais
Educadores, profissionais de saúde, transporte e demais membros da sociedade são convocados a observar sinais físicos e comportamentais em crianças e adolescentes — de lesões, mudanças de humor ou retraimento até retrocesso em desenvolvimento (como problemas com o controle da urina). O “Projeto Proteção” busca que motoristas se tornem agentes de proteção, alertas nas estradas e comunidades.
Próximas ações
Além do painel de amanhã, será realizada uma audiência pública no dia 25 de setembro, às 18h30, na Câmara dos Vereadores. O tema será “Saúde Mental na Criança, no Jovem e no Adulto”, com participação de psiquiatras, psicólogos e representantes da rede de apoio psicossocial.