Número de ocupados bate recorde, com 102,4 milhões de brasileiros no mercado de trabalho
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor índice registrado desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. No trimestre anterior, a taxa era de 5,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de brasileiros desocupados chegou a 6,118 milhões, menor volume desde o último trimestre de 2013 (6,1 milhões).
OCUPAÇÃO
O total de pessoas ocupadas no país chegou a 102,4 milhões, um novo recorde. Esse número inclui trabalhadores formais e informais, empregadores e autônomos.
FORMALIZAÇÃO
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também bateu recorde, alcançando 39,1 milhões de pessoas, segundo o levantamento.
METODOLOGIA
A Pnad Contínua analisa o comportamento do mercado de trabalho entre pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação: com ou sem carteira assinada, temporários, trabalhadores por conta própria e empregadores. Apenas é considerada desocupada a pessoa que procura ativamente uma vaga de trabalho.
A amostra da pesquisa abrange 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.
DIVULGAÇÃO
A publicação original dos dados estava prevista para o dia 29 de agosto, mas foi adiada em 18 dias por problemas técnicos relatados pelo IBGE.
Com informações Agência Brasil