25.2 C
Três Lagoas
sábado, 1 de novembro, 2025

Com 5,6%, desemprego atinge o menor índice em mais de uma década

Número de ocupados bate recorde, com 102,4 milhões de brasileiros no mercado de trabalho

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor índice registrado desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. No trimestre anterior, a taxa era de 5,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de brasileiros desocupados chegou a 6,118 milhões, menor volume desde o último trimestre de 2013 (6,1 milhões).

OCUPAÇÃO
O total de pessoas ocupadas no país chegou a 102,4 milhões, um novo recorde. Esse número inclui trabalhadores formais e informais, empregadores e autônomos.

FORMALIZAÇÃO
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também bateu recorde, alcançando 39,1 milhões de pessoas, segundo o levantamento.

METODOLOGIA
A Pnad Contínua analisa o comportamento do mercado de trabalho entre pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação: com ou sem carteira assinada, temporários, trabalhadores por conta própria e empregadores. Apenas é considerada desocupada a pessoa que procura ativamente uma vaga de trabalho.

A amostra da pesquisa abrange 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

DIVULGAÇÃO
A publicação original dos dados estava prevista para o dia 29 de agosto, mas foi adiada em 18 dias por problemas técnicos relatados pelo IBGE.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ceasa de MS impulsiona negócios de frutas e verduras em todo o Estado

Os preços, a qualidade e o frescor dos produtos da Ceasa/MS atraem empresários de todo o Estado

Prêmio de Inovação fortalece o serviço público fomentando soluções criativas e sustentáveis

As inscrições deste ano bateram recorde histórico desde a primeira edição, em 2016, com um crescimento expressivo em relação aos 185 trabalhos apresentados no ano passado. 

Motociclista fica ferida após motorista ignorar sinal de “PARE” no Interlagos

Mulher sofreu escoriações e foi socorrida por equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, onde motorista teria invadido a via preferencial.