31.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Brasil tem em 2025 a quinta maior área queimada desde o início dos registros do INPE

Mais de 186 mil km² foram atingidos entre janeiro e agosto, com o Cerrado concentrando 64% do total

O ano de 2025 já é o quinto com maior área queimada no Brasil entre janeiro e agosto desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2003. Foram destruídos 186.502 quilômetros quadrados (km²) em todo o território nacional, sendo o Cerrado o bioma mais afetado, com 119.243 km² queimados, o equivalente a 64% do total.

Apesar da redução no número de focos de queimadas, a área atingida continua expressiva. Entre 1º de janeiro e 10 de setembro de 2025, foram registrados 57.676 focos de calor no país, uma queda de 65% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 167.452 focos. No Cerrado, a redução nos focos foi de 47%, mas o bioma registrou aumento na área queimada: 106.677 km² no ano passado contra mais de 119 mil km² em 2025.

Com esses números, o ano só fica atrás de 2010, 2024, 2007 e 2005 no ranking de maior área queimada já registrada pelo INPE. A situação é preocupante, especialmente com a intensificação da estiagem neste mês, justamente quando se comemora o Dia Nacional do Cerrado, em 11 de setembro.

CLIMA

Setembro começou com alertas recorrentes de baixa umidade em todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém avisos para áreas entre o Paraná e o Tocantins, onde a presença do Cerrado é predominante. As condições climáticas elevam o risco de incêndios florestais, sobretudo nas regiões de Cerrado e Caatinga.

Desde meados de agosto, a maior parte do território nacional enfrenta um cenário de baixa umidade, que agrava a propagação do fogo e dificulta o controle dos incêndios.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta semana seu quarto alerta de baixa umidade em 2025, o terceiro apenas nos últimos dias. O aviso alcançou 511 dos 645 municípios paulistas, o maior número registrado neste ano.

O alerta inclui cidades das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos e Franca. A mensagem reforça o risco: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”.

Descalvado, no interior paulista, teve o pior índice do estado nesta quinta-feira (11), com umidade relativa do ar registrada em apenas 4%, patamar considerado emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é assaltada por trio de suspeitos de bicicleta na Vila Nova

Vítima de 18 anos foi empurrada ao solo e teve celular e bicicleta levados, onde um dos suspeitos simulava estar armado

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (12)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

MS é reconhecido internacionalmente por modelo inovador de Saúde Única

Universidade de Córdoba, na Colômbia, destaca o estado como referência em políticas públicas integradas de saúde humana, animal e ambiental