37.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

Covid-19 e outros vírus elevam casos de SRAG em dez estados, alerta Fiocruz

Aumento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave atinge principalmente as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Um novo levantamento divulgado pelo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (10) aponta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em dez estados do país. O crescimento atinge principalmente as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, com o rinovírus, a Covid-19 e outros vírus respiratórios impulsionando as internações.

De acordo com o boletim, o rinovírus é o principal causador dos casos graves em muitos estados, afetando principalmente crianças e adolescentes. Já a Covid-19 tem sido a responsável pelo aumento de SRAG entre adultos e idosos, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste, Pará e Maranhão. A única região do país que não apresenta tendência de crescimento nos casos de SRAG é a Sul.

CIRCULAÇÃO

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas analisadas, os vírus mais identificados em casos positivos de SRAG foram:

  • Rinovírus: 48,9% dos casos
  • Vírus Sincicial Respiratório (VSR): 20,8% dos casos
  • Sars-CoV-2 (Covid-19): 15,5% dos casos
  • Influenza A: 8,3% dos casos
  • Influenza B: 1,8% dos casos

Enquanto a circulação dos vírus influenza A e VSR diminui na maior parte do país, o Amazonas, por exemplo, ainda enfrenta um aumento de casos graves de VSR em crianças. No Distrito Federal, a Fiocruz nota um crescimento de SRAG associado à influenza A e à Covid-19 em todas as faixas etárias.

RECOMENDAÇÕES

Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz responsável pelo Boletim InfoGripe, reforça a importância das medidas de prevenção. Ela recomenda o uso de máscaras em locais fechados e unidades de saúde, além de pedir que crianças e adolescentes com sintomas gripais permaneçam em casa.

A pesquisadora também destaca a necessidade de a população estar com a vacinação em dia contra a Covid-19 e a gripe. Pessoas imunocomprometidas e idosos, em particular, devem seguir o esquema de doses de reforço contra a Covid-19 a cada seis meses para manter a proteção contra casos graves e óbitos.

A análise da Fiocruz ainda revelou um leve aumento nas notificações de SRAG por Covid-19 em estados do Centro-Sul (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná), Nordeste (Bahia, Piauí e Paraíba) e Norte (Amazonas e Amapá), embora o cenário não tenha, até o momento, causado uma alta significativa nas hospitalizações.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Servidores do Estado receberão metade do 13º ainda em setembro

A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo Governo do Estado Os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul vão receber em setembro a primeira parcela...

AEMS une esporte e solidariedade em evento com premiação e entrada beneficente

Jogos Internos "JOIA" começam nesta quinta-feira e arrecadam leite ou dinheiro para instituição de combate ao câncer de mama

Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos

Dados são da safra 2024/25, de acordo com a Conab A produção de grãos no Brasil bateu, novamente, recorde, atingindo a marca de 350,2 milhões de...