21.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de julho, 2026

CineSolar leva cinema movido a energia solar para Três Lagoas nesta terça-feira

Projeto itinerante completa 12 anos e promove sessões gratuitas ao ar livre, com filmes nacionais e internacionais, além de experiência interativa em furgão sustentável

O CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, chega a Três Lagoas nesta terça-feira, 09 com duas sessões gratuitas de cinema. As exibições acontecem na Esplanada da NOB, a partir das 18h30, com curtas-metragens nacionais e internacionais de temática infantil e ambiental. Às 19h30 será exibido o longa-metragem Moana 2.

Em caso de chuva, a programação será transferida para o Galpão da Maria Fumaça, espaço histórico localizado ao lado da esplanada.

Durante entrevista ao programa ‘A Hora da Notícia’ da Caçula FM 96.9, o produtor Ricardo Martins destacou a missão do projeto, que completa 12 anos em 2024 e já levou cinema para mais de 850 municípios em 23 estados do Brasil, alcançando cerca de 400 mil espectadores.

“O CineSolar nasceu com o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual, já que apenas 9% das cidades brasileiras contam com cinemas em funcionamento. A gente leva essa magia para locais que muitas vezes nem têm energia elétrica, como aldeias indígenas e comunidades isoladas”, explicou Martins.

O diferencial do projeto é o furgão adaptado com placas solares, que garante energia limpa e sustentável para toda a estrutura: tela de projeção, caixas de som e 120 cadeiras. Após as sessões, o público também poderá conhecer o veículo por dentro e participar de uma experiência interativa em 3D sobre a transformação da luz solar em energia elétrica.

Além da exibição de filmes, haverá distribuição gratuita de pipoca, reforçando a proposta de oferecer uma experiência completa de cinema ao ar livre para toda a família. A programação conta com patrocínio da Enercan, apoio da CESP, subsidiária da Aurea Energia, e é viabilizada por meio da Lei Rouanet.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Após empate, presidente do Misto fala sobre desempenho da equipe

O Misto Esporte Clube empatou em 0 a 0 com o São Gabriel na tarde do último sábado (11), em duelo válido pelo Campeonato...

Frio de 11,3°C faz Três Lagoas registrar uma das manhãs mais frias do ano nesta terça

Massa de ar frio provocou queda nas temperaturas, porém previsão aponta aquecimento gradual nos próximos dias e tempo seco no município

Três Lagoas abre 639 vagas de emprego nos cinco primeiros meses do ano em MS, segundo FIEMS

Município aparece em terceiro lugar no ranking estadual de geração de empregos no período, impulsionado pelo crescimento do setor industrial e por novos investimentos na economia local