33 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de janeiro, 2026

Chefe do Posto de Identificação alerta para alto índice de faltas em agendamentos de RG em Três Lagoas

Cristiane Soares destacou, em entrevista, que 50% dos horários marcados para emissão da nova carteira de identidade não são cumpridos

A chefe do Posto de Identificação de Três Lagoas, Cristiane Soares, participou do programaA Hora da Notícia‘, da rádio Caçula FM 96.9, nesta segunda-feira, 08, e trouxe um panorama sobre a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no município.

Segundo Cristiane, embora Mato Grosso do Sul já tenha ultrapassado a marca de 500 mil documentos emitidos, em Três Lagoas o número ainda é considerado baixo. Desde janeiro de 2024, foram confeccionadas cerca de 13,5 mil carteiras, o que representa apenas 9,5% da população local, bem abaixo da média estadual de 17%.

A gestora explicou que o principal entrave é a grande quantidade de agendamentos não cumpridos. “Temos um déficit de cerca de 50%. As pessoas marcam o horário no site, mas não comparecem, tirando a oportunidade de quem realmente precisa do documento”, afirmou.

Cristiane relatou que o último mutirão, realizado em 15 de agosto, superou a expectativa inicial de 60 atendimentos, chegando a 84 pessoas atendidas e mais 200 encaixes distribuídos para os dias seguintes. Ainda assim, muitos cidadãos não compareceram.

Além de destacar a importância da população cumprir os agendamentos, a diretora explicou detalhes sobre a nova CIN, que passou a unificar o número do documento ao CPF, trazendo mais segurança e validade definida para cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, dez anos para cidadãos entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.

Cristiane também reforçou que a primeira via é gratuita para quem ainda possui documentos emitidos até 2023. Já os que emitiram a CIN a partir de janeiro de 2024 e precisarem de segunda via terão que pagar uma taxa.

Por fim, a diretora orientou a população a acompanhar o Instagram oficial do Posto de Identificação de Três Lagoas, onde são divulgadas informações sobre documentos obrigatórios, abertura de agendas e mutirões. “Nosso objetivo é atender até 60 pessoas por dia, mas para isso precisamos do compromisso da população em comparecer no horário agendado”, concluiu.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão da Câmara aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

Proposta eleva afastamento de cinco para 20 dias em casos de internação hospitalar prolongada do recém-nascido A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e...

Termina hoje o prazo para contestar resultado do Selo Nacional de Alfabetização

Pedidos de reconsideração devem ser enviados por gestores das redes de ensino por meio do sistema do MEC Encerra-se nesta sexta-feira, dia 23, o prazo...

Adesão ao Mais Médicos: Especialistas termina neste domingo

Estados, municípios e o Distrito Federal podem solicitar participação ou ajustes para ampliar a oferta de especialistas no SUS Estados, municípios e o Distrito Federal...