23.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Conferência Regional dos Hospitais debate qualidade, acesso e humanização na saúde

Evento reuniu gestores, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir regionalização, novas tecnologias e fortalecimento da rede hospitalar na Costa Leste de MS

Na manhã desta quinta-feira, 04, o plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas recebeu a 2ª Conferência Regional dos Hospitais da Costa Leste de Mato Grosso do Sul, organizada pelo Comitê Regional dos Hospitais. O encontro tem como tema central “Unindo Forças pela Saúde Regional: Qualidade, Acesso e Humanização” e reúne representantes de instituições de saúde, lideranças comunitárias e autoridades para debater os desafios e avanços no setor.

O diretor do Hospital Auxiliadora e presidente da Federação das Santas Casas de Mato Grosso do Sul, Marco Calderón, destacou que a conferência representa um momento de união e troca de experiências entre os hospitais da região. “Hoje os hospitais discutem melhorias no atendimento e na prestação de serviços. O objetivo é fortalecer a atuação de forma regionalizada, e não isolada, pensando no futuro da saúde e no papel da tecnologia como ferramenta de agilidade e qualidade”, afirmou Calderón.

Entre os temas abordados estão a acreditação hospitalar (ONA), estratégias de modernização do atendimento e a importância da humanização nos serviços prestados ao paciente. Segundo Calderón, a experiência do Hospital Auxiliadora pode servir de modelo para outras instituições do estado, especialmente no processo de acreditação.

Além da gestão hospitalar, o evento abriu espaço para debates sobre saúde mental, em sintonia com a campanha Setembro Amarelo. A assistente social Marcela França, que ministrou palestra no evento, reforçou a importância de investir em programas de prevenção e apoio aos trabalhadores da saúde.

“A saúde mental é um dos maiores impactos que vivemos na sociedade. Precisamos refletir, criar ações e investir em práticas humanizadas, não apenas no ambiente corporativo, mas em toda a comunidade”, ressaltou.

Outro destaque foi a prestação de contas do Hospital Auxiliadora, que recentemente adquiriu novas poltronas para acompanhantes de pacientes do SUS com recursos arrecadados na tradicional Costelada Beneficente. Somente na última edição, o evento reuniu mais de 1.200 pessoas e arrecadou R$ 120 mil, aplicados na melhoria do conforto hospitalar.

A Conferência seguiu com mesas de debate e apresentações sobre regionalização da saúde, uso de novas tecnologias, captação de recursos e fortalecimento da rede hospitalar filantrópica.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.