Economia – 31/01/2012 – 13:01
Grandes empresas de servidores de emails como Google e Yahoo se uniram a companhias de tecnologia como Microsoft, AOL, Facebook, e instituições financeiras Bank of America, Fidelity Investments, além da divisão PayPal do eBay, para formar um grupo capaz de barrar a ação de hackers, através do desenvolvimento de um sistema que autenticação de dados, chamado de DMARC, lançado ontem (30).
A sigla de Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance representa um mecanismo capaz de filtrar a procedência das mensagens enviadas por email, de forma a evitar o roubo de informações confidenciais dos usuários, principalmente de serviços bancários, através de spams, conhecido como phising.
A nova abordagem prevê que os serviços de e-mail e empresas apreendam os praticantes desse tipo de ataque, por meio do uso de duas tecnologias existentes de autenticação de email, conhecidas pelas siglas SPF e DKIM, e que ainda não foram adotadas em larga escala pelas companhias em geral.
Segundo o PayPal, o serviço bloqueia em média 200 mil emails por dia, porém, é necessária a adoção do serviço por parte de empresas de software de segurança para que a fiscalização dos phisings seja eficiente.
A empresa de pagamentos online informou ainda que os usuários de webmails como Gmail, Hotmail e Yahoo não precisarão modificar suas configurações. No entanto, os provedores de acesso terão de implementar tecnologias de autenticação de email, além das verificações já existentes.
Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO