28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Saúde apresenta novas estratégias para enfrentar arboviroses

Mais uma edição da reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, foi promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM). O encontro reuniu representantes de entidades públicas, privadas e da sociedade civil com o objetivo de intensificar as estratégias de prevenção e enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

ALERTAS E AÇÕES

Durante o encontro, o coordenador do Setor de Endemias, Alcides Ferreira, voltou a destacar a necessidade da colaboração popular no combate à dengue. Ele relatou um caso de vandalismo em que uma caçamba utilizada no Mutirão da Limpeza foi incendiada no Bairro Samambaia.

“Precisamos da colaboração da população. A caçamba é uma ferramenta para eliminar criadouros, e vandalizá-la só atrapalha nosso trabalho, que já é desafiador”, afirmou.

Alcides também alertou para a circulação do sorotipo 3 da dengue, que não aparece há mais de 15 anos e aumenta o risco de epidemia. “No início do ano acreditávamos que teríamos esse tipo, mas não ocorreu. Agora, próximo ao período de chuvas, quando aumentam os casos, ligamos o sinal de alerta novamente. Por isso, é fundamental eliminar criadouros em quintais, casas e comércios e toda aquelas orientações que todos conhecem para evitar os focos da dengue”, ressaltou.

PARTICIPAÇÃO

Entre os presentes estavam representantes da AEMS, Defensoria Pública, Ministério Público, Câmara Municipal, 3ª Cia/2º BPM Ambiental, 2º BPM, Hospital Auxiliadora, UTAM, APAE, SSPM, Lions, ONG Cutia do Cerrado e CRE-12.

Também participaram secretarias municipais: Educação e Cultura (SEMEC), Governo e Políticas Públicas (SEGOV), Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e Defesa Civil.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Adriana Spazzapan, apresentou os números mais recentes de 2025: 1.516 casos notificado; 1.073 casos negativos; 426 casos positivos e 04 novos casos notificados na 34ª semana epidemiológica. Atualmente, circulam no município os sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3

Já a coordenadora de Promoção da Saúde, Aline Martins, destacou as ações educativas realizadas, como palestras, blitzes informativas, busca ativa e mutirões em bairros prioritários.

PRÓXIMOS PASSOS DO COMITÊ

A presidente do Comitê e coordenadora de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, encerrou a reunião listando as propostas para os próximos meses:

Câmara Municipal apresentará relatório do uso dos materiais pedagógicos entregues;
Visita ao Ministério Público para verificar possíveis focos de dengue;
Reunião com Defesa Civil e voluntários para planejamento de novas ações;
Participação na Semana de Medicina Veterinária da AEMS
Planejamento conjunto com presidentes de bairros da UTAM;
Participação no 1º Seminário Estadual da Manga, em novembro, em parceria com a ONG Cutia do Cerrado.

Veja os dados apresentados no Comitê do mês de agosto – ACESSE AQUI

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação reforça fiscalização no transporte rodoviário durante o Carnaval em MS

Ação da agência estadual intensifica monitoramento em estradas e terminais para garantir segurança dos passageiros

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 72 milhões no próximo sorteio

Apostas de Mato Grosso do Sul são premiadas na quadra, incluindo ganhadores em Três Lagoas O concurso 2.923 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado...

Novas regras ampliam segurança do Pix e Senado analisa lei para combater fraudes

Medidas do Banco Central incluem bloqueio automático após denúncia de golpe, enquanto projeto prevê recuperação mais rápida de valores Entraram em vigor neste mês novas...