34.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Depilação brasileira provoca extinção de piolho pubiano

Saúde – 15/01/2013 – 09:01

Os piolhos pubianos, insetos que viviam na virilha de humanos desde o início dos tempos, estão desaparecendo. Segundo o site Bloomberg, os médicos apontam que a depilação íntima, inclusive a completa, também conhecida como depilação brasileira, pode ser a responsável pelo fenômeno. “A destruição do habitat do piolho pubiano está fazendo com que se torne uma espécie em extinção”, afirmou a especialista em saúde sexual Janet Wilson.

Atualmente, cerca de 80% das universitárias americanas removem seus pelos pubianos parcial ou integralmente. E essa tendência está aumentando cada vez mais nos países ocidentais. Na Austrália, desde 2008 não são registrados casos de piolhos pubianos em mulheres e, entre os homens, a redução foi de 80% na última década.

“Ele costumava ser extremamente comum, agora é visto raramente”, disse Basílio Donovan, chefe da área de saúde sexual da Universidade de New South Wales’s Kirby. A tendência sugere uma maneira alternativa para conter o piolho pubiano, que é considerado uma das doenças sexualmente transmissíveis do mundo, além de causar reações cutâneas, coceiras e infecções.

E não são só as mulheres que estão aderindo à depilação. Segundo uma pesquisa do Kenyon College, a maioria dos homens em idade universitária nos Estados Unidos e na Austrália também está removendo parte de seus pelos pubianos. No Reino Unido, 99 % das mulheres com mais de 16 anos removem pelos, mais comumente das axilas, pernas e região pubiana.

De acordo por Spring Cooper Robbins, pesquisador de saúde sexual da Universidade de Sydney, a depilação brasileira se popularizou mundialmente no início dos anos 2000, estimulada por programas de TV como Sex and the City. Nos Estados Unidos, esse tipo de depilação começou a fazer sucesso no J Sister Salon, salão comandada por sete irmãs brasileiras. Jonice, Jocely, Janea, Joyce, Jussara e Judeseia Padilha cresceram na cidade litorânea de Vitória e levaram a depilação para biquíni às nova-iorquinas em 1994.

Cerca de 200 clientes por dia, incluindo celebridades como Sarah Jessica Parker, frequentam o salão até hoje. Homens de todas as idades e orientações sexuais também fazem a depilação para sunga, que elimina completamente os pelos pubianos, inclusive os sobre os testículos. Para Jonice, a higiene e o conforto são as principais razões para os clientes continuarem indo lá.

A defesa contra os piolhos pubianos agora está sendo usada por clínicas e empresas para incentivar ainda mais a tendência. Uma pesquisa da East Carolina Universtity afirmou que, em 2009, os piolhos, conhecidos cientificamente como Phthirus pubis, infestam de 2% a 10% da população mundial.

“Historicamente, tem sido muito difícil obter dados de incidência de piolhos pubianos simplesmente porque as pessoas não gostam de denunciá-lo”, disse Richard Russell, diretor de entomologia médica no Hospital Westmead Sydney. “Em mais de 40 anos, eu poderia contar em duas mãos o número de pessoas que tinham piolhos pubianos para a identificação e admiram saber o que eram”. A fêmea do piolho precisa acasalar apenas uma vez para se manter fértil durante toda a sua vida e pode botar ovos todos os dias. Uma vez chocados, os piolhos jovens começam a se desenvolver imediatamente, alimentando-se de sangue.

Um estudo australiano de 2003 descobriu que o piolho pubiano era a doença sexualmente transmissível mais comum, sendo que um terço das pessoas experimentaria uma infestação em algum momento da vida.  Segundo Donovan, a maioria das pessoas se automedica com produtos encontrados em farmácias.  

De acordo com um relatório de 2011, da Mintel Group, um em cada sete homens americanos com idades entre 25 a 34 anos já removeu pelos do corpo. Porém, segundo o médico Cooper Robbins, da Universidade de Sydney, a depilação com cera ou com lâmina pode causar traumas na pele, rompendo sua barreira protetora e pode até ajudar na propagação de outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, é importante utilizar os produtos de forma correta para evitar lesões e infecções. O mesmo vale para as mulheres. Outro possível foco de infecções são os pelos encravados, que podem surgir após a depilação. 

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...