27.9 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

Projeto da UFMS conscientiza sobre aleitamento materno

Ações são realizadas por estudantes de Enfermagem em espaços públicos de Três Lagoas

Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas (CPTL), por meio da Liga Acadêmica de Enfermagem Materno-Infantil (LAEMI), estão promovendo uma campanha de conscientização sobre o aleitamento materno na cidade. A iniciativa, intitulada “LAEMI na Rua”, busca aproximar a universidade da comunidade por meio da promoção da saúde e da educação em espaços públicos.

O principal objetivo da campanha é informar e sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e sua continuidade até os dois anos ou mais, reforçando os benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. Segundo os organizadores, a proposta é atender às demandas da comunidade e oferecer informação de qualidade acessível à população.

Sem um cronograma rigidamente fechado, a campanha prevê ações mensais até dezembro de 2025. A partir da avaliação dos resultados obtidos neste período, a estrutura do projeto será reorganizada com o objetivo de garantir sua continuidade e ampliação no semestre seguinte.

Setembro Amarelo

A próxima atividade já tem data e foco definidos: acontecerá em setembro e será integrada à campanha do Setembro Amarelo, com ênfase especial na depressão pós-parto, um tema que afeta diretamente a saúde mental de mães no período pós-natal.

De acordo com a professora Dr. Bianca Machado Cruz Shibukawa, idealizadora do projeto em parceria com as estudantes da liga, a mobilidade é um dos pilares da ação, que será realizada em locais públicos com grande circulação de pessoas, como a Lagoa Maior, espaço escolhido para a atividade de setembro.

Queremos estar nos lugares onde a população está. A proposta é ocupar espaços públicos com ações que levem conhecimento, cuidado e escuta à comunidade, reforça a docente.

O projeto “LAEMI na Rua” representa uma ponte entre o meio acadêmico e a população de Três Lagoas, levando informação e acolhimento de forma acessível, humanizada e contínua.

Fotos: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

Mais de 56 mil se formalizaram como microempreendedor em 2025

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

Elas poderão ser impressas em gráficas pelos profissionais de saúde

PRF inicia Operação Carnaval 2026

Monitoramento segue até Quarta-feira de Cinzas nas rodovias federais