25.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de agosto, 2025

Jovens talentos do Jiu-Jitsu de Três Lagoas brilham em competições nacionais e internacionais

Laura Mariana, 16 anos, e Sofia Nimura, 15 anos, representarão a cidade em eventos de alto nível, incluindo o Open Internacional e o Mundial de Novatos no Rio de Janeiro

No programa ‘A Hora da Notícia’ da Caçula FM 96.9 desta quinta-feira, 28, as jovens atletas de jiu-jitsu Laura Mariana, de 16 anos, e Sofia Nimura, de 15 anos, foram destaque ao compartilhar suas trajetórias e preparações para grandes competições.

Representando Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, as duas promessas do esporte estão prontas para competir no Open Internacional da FSMJJ, no dia 13 de setembro, em Ponta Porã, e no Mundial de Novatos da ISBJJA, nos dias 27 e 28 de setembro, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

Laura Mariana, faixa laranja, revelou que sua entrada no jiu-jitsu foi inspirada por um tio, faixa marrom, que a levou para treinar na academia B9, em Três Lagoas. “Na primeira aula, eu já me apaixonei”, contou. Apesar de enfrentar dificuldades iniciais, como derrotas em competições que a levaram a pensar em desistir, Laura encontrou na família o apoio necessário para persistir. “É frustrante perder, mas minha família me motivou a continuar”, afirmou.

Sofia, faixa azul, treina há três anos e também destacou a importância do apoio familiar. “Minha mãe e meu pai sempre me mandam mensagens de incentivo antes das competições, pedindo para eu ter calma e dar o meu melhor”, disse. As duas atletas, que estudam em uma escola estadual do município, conciliam treinos intensos de segunda a sexta na academia B9 e aos sábados em um projeto na Igreja Peniel, mantendo a disciplina nos estudos e na vida social.

Laura, que ostenta o título de top 1 no ranking estadual, conquistou o campeonato estadual em fevereiro e foi vice-campeã no Open Nova Alvorada. Já Sofia foi campeã em Jardim, apesar de, em algumas ocasiões, competir na mesma chave que Laura, o que gerou momentos de rivalidade amigável. Ambas exibiram com orgulho suas medalhas do campeonato brasileiro, com Laura conquistando o terceiro lugar no absoluto e Sofia o segundo na categoria.

As atletas também falaram sobre os desafios de serem mulheres em um esporte muitas vezes dominado por homens. “É uma impressão boa estar lá, sendo reconhecida e fazendo nossa parte”, disse Laura. Sofia complementou, destacando a troca de experiências com outras competidoras: “É maravilhoso conhecer outras meninas, trocar informações e fazer amizades”.

Com treinos diários e foco total, as atletas se preparam intensamente para as próximas competições. Laura, que sonha em seguir no jiu-jitsu enquanto cursa medicina veterinária, acredita que o esporte traz disciplina para conciliar as duas paixões. Sofia, por sua vez, também planeja continuar competindo, buscando equilibrar o esporte com os estudos.

.Antes das lutas, ambas têm rituais para manter o controle emocional. Laura faz uma oração e agradece pela oportunidade, enquanto Sofia busca apoio na família e foca em dar o melhor no tatame. “Perder faz parte, mas estou ganhando conhecimento”, afirmou Sofia, mostrando maturidade e resiliência.

As atletas reforçaram o potencial de Três Lagoas no jiu-jitsu, destacando que a cidade é reconhecida no estado por seus competidores. “Conheço muitos atletas daqui que fazem o nome da cidade em outros lugares”, disse Laura. Além do jiu-jitsu, Três Lagoas também tem se destacado em outros esportes, como o vôlei, trazendo medalhas e visibilidade para o município.

Com o Open Internacional em Ponta Porã e o Mundial de Novatos no Rio de Janeiro se aproximando, Laura e Sofia carregam a responsabilidade de representar Três Lagoas e o Mato Grosso do Sul. “Ser top 1 do ranking estadual traz um peso, mas estou confiante”, disse Laura, que conquistou a vaga para o Mundial por seu desempenho no ranking.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três-lagoense integra elenco de “Nosso Lar 3”, ao lado de Fábio Assunção e Carol Castro

Ator de Três Lagoas estreia em franquia milionária do cinema nacional

Mudança nos telefones do Centro de Controle de Zoonoses de Três Lagoas

Serviço essencial de denúncias e orientações sobre zoonoses tem novo número e reforça canal alternativo por e-mail O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de...

PRF identifica irregularidades em sete veículos que transportam estudantes da zona rural

Entre as irregularidades estão documentos vencidos e falhas mecânicas; motoristas têm cinco dias para regularizar a situação Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na...