28.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

MS lança ações para fortalecer enfrentamento à violência contra mulheres

Iniciativa marca nova etapa do Programa Protege e envolve municípios, sociedade civil e instituições públicas na construção de uma rede de proteção mais ampla

O Governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (27), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o evento “Por Elas: proteção de todos os lados”, que marca a ampliação do Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres – Protege. A cerimônia contará com a presença do governador Eduardo Riedel, da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, além de prefeitos, parlamentares, representantes do Judiciário, da Defensoria Pública, instituições parceiras e da sociedade civil.

O encontro oficializa novas diretrizes e parcerias entre Estado e municípios para o combate à violência de gênero, com foco na interiorização das ações e na ampliação da rede de apoio às vítimas.

Plano de Metas Municipal

Um dos principais destaques da solenidade é a assinatura do Plano de Metas Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, documento que será implementado pelas prefeituras do Estado, em conformidade com a Lei Federal nº 14.899/2024. O plano estabelece metas e diretrizes a serem gradualmente incorporadas aos orçamentos municipais, com objetivo de fortalecer a rede de proteção local.

CEAMCA

Outra ação estratégica anunciada durante o evento é a municipalização do CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência). O serviço passará a ser ofertado diretamente em 12 municípios com altos índices de violência de gênero: Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Costa Rica, Japorã, Mundo Novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Selvíria, Sonora e Rio Brilhante.

O CEAMCA é referência em atendimento psicossocial e jurídico, e sua descentralização, segundo o governo, permitirá ampliar o acesso a serviços essenciais, tornando a política pública mais territorializada e próxima da realidade local.

O evento também será marcado pela assinatura de termos de cooperação e protocolos de atuação conjunta, além da entrega de certificados a líderes comunitários formados em cursos de prevenção à violência e da concessão do Selo Empresa Amiga da Mulher a três empresas que se destacaram em ações de valorização e proteção das mulheres em seus ambientes de trabalho.

Para a secretária Viviane Luiza, o momento simboliza uma ação integrada e contínua de enfrentamento às desigualdades:

“A violência de gênero é um desafio estrutural, que exige consistência, resiliência e união de esforços. O Governo de Mato Grosso do Sul se coloca como agregador e impulsionador desta rede de proteção. O Protege é a resposta integrada que queremos consolidar em todos os territórios.”

Serviço
Evento “Por Elas: proteção de todos os lados”
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes, Campo Grande
Data: 27 de agosto
Horário: A partir das 17h

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vereador Sargento Rodrigues questiona lentidão de obras na Rodoviária e no bairro Vila Alegre

Empresa responsável pela Etapa 1 no bairro Vila Alegre é a TECMS, com contrato de mais de R$ 15 milhões O vereador Sargento Rodrigues usou...

Fiscalização do transporte escolar em Arapuá gera debate na Câmara

Sargento Rodrigues e vereadores inspecionam ônibus e atestam segurança dos veículos, apesar de relatos de problemas Em uma fala na sessão ordinária da Câmara de...

Ministério Público de MS quer ouvir a população para definir ações dos próximos cinco anos

Consulta pública online recebe sugestões até 30 de setembro para construção do Plano Estratégico 2026-2030