23.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado dos recursos apresentados por candidatos que solicitaram atendimento especializado na Prova Nacional Docente (PND) e tiveram os pedidos negados inicialmente. A consulta já está disponível na Página do Participante, no Sistema PND.

Caso o documento enviado pelo candidato tenha sido reprovado novamente, ele terá direito apenas aos recursos de acessibilidade solicitados no ato da inscrição, mas não poderá contar com tempo adicional, uso de calculadora ou correção diferenciada da prova.

A PND, prevista para o dia 26 de outubro, recebeu mais de 1,1 milhão de inscrições, segundo informou o ministro da Educação, Camilo Santana. Conhecida informalmente como a “CNU dos Professores”, a prova foi criada em 2025 com o objetivo de fortalecer a formação docente e estimular concursos públicos para a educação básica.

Como será a PND

A prova será composta por questões objetivas e discursivas, com foco na formação geral e específica de 17 áreas de conhecimento. Os itens abordarão situações-problema e estudos de caso, com base em uma estrutura semelhante à do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), voltado para as licenciaturas.

O Ministério da Educação esclarece que a PND não é um concurso público, não equivale a uma seleção unificada e não certifica o exercício da profissão docente.

No entanto, a partir de 2026, redes estaduais e municipais de ensino poderão usar os resultados do exame como critério único ou complementar em concursos e seleções simplificadas para contratação de professores da educação básica.

Adesão das redes

A primeira edição contou com a adesão preliminar de 22 redes estaduais e 1.508 municípios de todas as regiões do país, incluindo 18 capitais. A adesão, no entanto, não obriga os entes federativos a utilizarem a nota da PND em seus processos seletivos.

O MEC espera que, com a implementação da PND, aumente o ingresso de profissionais qualificados no magistério público, promovendo uma educação de maior qualidade em todo o país.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 137 vagas de emprego nesta terça-feira

Prefeitura e Funtrab ampliam oportunidades para quem busca recolocação no mercado de trabalho

Especialista leva ozonioterapia à palestra durante Semana Acadêmica de Odontologia em Três Lagoas

A ozonioterapia será tema de destaque na 7ª Semana Acadêmica de Odontologia de Três Lagoas, que acontece em outubro de 2025. Na oportunidade, o...

Enem 2025: saiba como usar as notas para entrar na faculdade ou concluir o ensino médio

Resultado poderá ser usado para Sisu, Prouni, Fies, universidades portuguesas e certificação do ensino médio As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025...