Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira
O Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais transformou o auditório José Paulo Rimoli, no Espaço SESI, em Três Lagoas, em um centro de debate sobre o futuro do setor florestal. O evento, que acontece paralelamente ao Show Florestal, iniciou sua segunda edição na manhã de terça-feira (19) e teve como um dos grandes destaques a presença de Amanda Nodari, especialista em competitividade e inovação da Dexco.
Com uma forte ligação com a cidade, onde morou por mais de três anos, Amanda enfatizou a relevância do evento para o desenvolvimento do setor e da região. “Esses eventos de inovação e essas oportunidades de a gente enxergar para onde o setor está indo, eu acho que são vantajosas não somente para as empresas que estão alocadas aqui, mas para o desenvolvimento do setor como um todo”, destacou.
A especialista, representando a divisão florestal da Dexco, uma empresa com mais de 70 anos de história e detentora de marcas como Deca, Suvinil e Duratex, abordou desafios cruciais para a indústria. Ela citou a necessidade de romper as barreiras de conectividade no campo e a busca por maior produtividade das florestas diante da escassez de madeira. Segundo Nodari, eventos como o Evolution proporcionam “trocas e conexões com possíveis soluções”.
Amanda ressaltou que a inovação não deve ser vista apenas sob a ótica das grandes corporações, mas também como uma plataforma para conhecer empreendedores. “Eventos como o Evolution são importantes não somente para as corporações, mas para a gente conhecer também os empreendedores que estão por trás de soluções que vão ajudar a gente a alcançar lugares ainda melhores, como é o caso das startups”, afirmou.
O Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais é uma realização da Malinovski – Além da Floresta, em parceria com a Embrapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária. O sucesso do evento é resultado de um forte apoio institucional e empresarial, contando com o patrocínio master de empresas como Eldorado Brasil, Sistema Fiems (Sesi/Senai), Suzano, Casf, Delta Aplicação Aérea, Eco Brasil, Envu, Mills, Remsoft, e Syngenta. A lista de patrocinadores platinum inclui Aperam, Arbogen, Bayer, FMC, Ponsse e Soltreq Florestal, enquanto a Inflor – Evolução por Natureza se destaca na categoria Gold. O evento também recebeu apoios fundamentais da Reflore MS, Sebrae, Semadesc MS, e do parceiro regional Shopping Três Lagoas, reforçando o compromisso com o crescimento do setor e da cidade.