28 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

A Caçula FM marcou presença no Show Florestal 2025, um dos maiores eventos do setor florestal brasileiro, realizado em Três Lagoas. Entre as autoridades presentes, destacou-se o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, que ressaltou o papel estratégico do estado na consolidação do chamado “Vale da Celulose”.

Durante entrevista ao jornalista Rafael Oliveira no evento, Verruck destacou que a feira simboliza a materialização de um projeto iniciado há mais de uma década. “O que a gente está vendo aqui hoje é exatamente o que imaginamos há dez anos para o setor florestal. Hoje Mato Grosso do Sul é referência mundial. Temos tecnologia, mão de obra qualificada, parcerias entre setor público e privado e atração de grandes investimentos”, afirmou.

O secretário relembrou que o processo de industrialização do setor começou ainda no governo de Reinaldo Azambuja, com a definição de três eixos estratégicos para o desenvolvimento: florestal, proteína animal e bioenergia. Esse planejamento, segundo ele, foi aprofundado na gestão do governador Eduardo Riedel, que consolidou o setor de celulose como destaque nacional e internacional.

Atualmente, Mato Grosso do Sul abriga algumas das maiores fábricas do mundo, incluindo empreendimentos que somam bilhões de dólares em investimentos. O avanço inclui também a produção de celulose solúvel, novidade trazida pela Bracell em Bataguassu, e a projeção para futuras expansões industriais.

“Estamos vivendo um momento de consolidação. O mundo já reconhece o nosso potencial, e seguimos atraindo olhares e investimentos internacionais, principalmente da Ásia. O Mato Grosso do Sul é hoje o estado da celulose mais competitiva e de menor custo do mundo”, pontuou Huck.

O secretário também reforçou que o ambiente favorável de negócios, aliado à estabilidade política e à parceria público-privada, garante confiança aos investidores internacionais: “Criamos um ecossistema que estimula o desenvolvimento. A expectativa é de que o estado continue crescendo e se mantenha como referência nos próximos anos.”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS mantém segurança hídrica e abastecimento regular em cidades atendidas pela Sanesul

Companhia destaca investimentos contínuos e planejamento para garantir fornecimento de água tratada em 68 municípios. Em meio ao cenário nacional marcado por debates sobre insegurança...

Governo de MS regulamenta jornada de servidores da saúde em unidades com atendimento 24 horas

Decreto publicado nesta quarta-feira prevê carga de seis horas diárias ou escala de 12 por 36 para profissionais vinculados à Secretaria Estadual de Saúde O...

Casos de chikungunya crescem em Mato Grosso do Sul e chegam a média de 8 confirmações por dia

Boletim da Secretaria de Saúde aponta 367 casos confirmados nos primeiros 48 dias do ano, cidades do interior concentram maior incidência da doença Os casos...