34.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Três Lagoas inicia busca ativa de vacinação contra o sarampo e convoca famílias para proteger crianças

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de agosto, a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Central de Imunização, em alinhamento com a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução da doença, diante do aumento expressivo de casos em países vizinhos e em todo o continente americano.

A campanha segue até o dia 31 de agosto, com busca ativa realizada Pelos Agentes Comunitários De Saúde (ACS), que vão identificar e convocar famílias para levar suas crianças às Unidades de Saúde da Família (USF). O público-alvo inicial são crianças de 6 a 11 meses, que devem receber a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Também haverá vacinação seletiva para pessoas de 12 meses a 59 anos que ainda não completaram o esquema vacinal.

Um Dia D de mobilização está marcado para o sábado, 30 de agosto, quando todas as unidades estarão abertas para ampliar o alcance da ação.

A coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, reforça a importância da intensificação. “Estamos em período de risco aumentado, porque o sarampo voltou a circular nas Américas. A busca ativa significa o contato direto dos agentes de saúde com as famílias, chamando essas crianças para se vacinar. Nossa meta é elevar a cobertura vacinal e proteger a população.”

CENÁRIO LOCAL E INTERNACIONAL

Em Três Lagoas, já foram aplicadas 659 doses do tríplice viral em 2025, o que representa 78,34% de cobertura, abaixo da meta preconizada de 90%.

O alerta ganha força diante do cenário epidemiológico atual. Somente nos primeiros oito meses de 2025, as Américas registraram 10.139 casos confirmados e 18 mortes por sarampo, número 34 vezes superior ao mesmo período de 2024, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Países como México, Estados Unidos, Canadá e Bolívia enfrentam surtos da doença. A Bolívia, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, já contabiliza 229 casos em 2025, enquanto o Brasil soma 22 casos importados, a maioria no Tocantins.

Embora o Brasil tenha sido recertificado pela OPAS como país livre do sarampo em novembro de 2024, a baixa adesão à vacinação e a presença de pessoas não vacinadas aumentam o risco de reintrodução da doença.

CAMPANHA “MS VACINA MAIS: SARAMPO”

A campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” ocorre simultaneamente em todos os 79 municípios do estado. Em Três Lagoas, a orientação é que pais e responsáveis procurem a USF mais próxima com a caderneta de vacinação em mãos para atualização.

“O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa, mas pode ser evitada com uma vacina segura e eficaz. Nossa missão é proteger nossas crianças e garantir que Três Lagoas mantenha altos índices de cobertura vacinal”, destacou a coordenadora Humberta Azambuja.

Assessoria da prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira...

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...