32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

7º Congresso Florestal debate o Vale da Celulose em MS

Crescimento sustentável do setor florestal de Mato Grosso do Sul ganha destaque

O 7º Congresso Florestal e a feira Show Florestal, eventos de referência nacional no debate sobre o setor de base florestal, iniciaram nesta segunda-feira (18), no auditório do SESI em Três Lagoas. As discussões se concentraram no crescimento pujante e sustentável do setor, com a presença de autoridades e grandes nomes da indústria.

O evento é promovido pela Reflore e organizado pela Malinovski, acontece em paralelo ao Show Florestal, a Feira da Indústria do Eucalipto, que será realizada de 19 a 21 de agosto na Arena Mix. A programação do congresso, que segue durante todo o dia 18, visa aprofundar o debate sobre o futuro do “Vale da Celulose” e os impactos dos megaempreendimentos em Mato Grosso do Sul.

CONHECIMENTO E OPORTUNIDADE

Em seu discurso de abertura, o prefeito de Aparecida do Taboado, Cassiano Maia, destacou a importância do congresso como um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento do setor. “Congresso é quando a gente consegue realmente nos reunirmos em troca de grandes experiências, em troca de conhecimento, tecnologia, network”, afirmou. Ele ressaltou que o evento traz “os melhores caminhos, as melhores oportunidades, os melhores conhecimentos” para impulsionar a indústria da celulose e o desenvolvimento do estado.

Maia também enfatizou o papel da feira Show Florestal, que, segundo ele, complementa o congresso ao apresentar as mais recentes tecnologias e máquinas do mercado. “Todo o congresso precisa de estar aportado por uma grande feira, onde a gente consiga apresentar as grandes máquinas, as grandes tecnologias, para que nós consigamos realmente crescer ainda mais”, disse. O prefeito expressou sua confiança de que os participantes contribuirão para um desenvolvimento ainda maior das cidades e do estado de Mato Grosso do Sul.

Rogério Beretta, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, representando o governador Eduardo Riedel, durante o 7º Congresso Florestal. Foto: Reprodução/Rádio Caçula

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Rogério Beretta, apresentou dados que solidificam a posição de Mato Grosso do Sul como líder em crescimento sustentável no Brasil. Ele destacou que o estado tem o maior crescimento da indústria de transformação, além de uma taxa de desemprego historicamente baixa, de 2,8% no último trimestre, o que configura um cenário de “pleno emprego”.

Beretta também reforçou o compromisso do governo com a redução da pobreza extrema, com a meta de eliminá-la por completo. O secretário ressaltou o crescimento visível do setor florestal, que, segundo ele, já superou a marca de 2 milhões de hectares plantados no estado. Esse avanço, de mais de 500% nos últimos 10 anos, aconteceu de forma sustentável, sobre áreas de pastagens e sem supressão de vegetação nativa.

Ele explicou que, desde 2010, o estado monitora o uso do solo e não registrou redução da área de vegetação nativa. Pelo contrário, a redução de 5,1 milhões de hectares de pastagem deu espaço para o crescimento de culturas como a soja e o eucalipto, que contribuem para a meta do estado de se tornar carbono neutro até 2030. Beretta também mencionou os investimentos governamentais em infraestrutura logística, como a concessão de rodovias e a implementação da Rota Bioceânica, que darão sustentabilidade ao crescimento do setor privado.

O 7º Congresso Florestal que está acontecendo no auditório José Paulo Rímoli, no Sesi.
Foto: Reprodução/Rádio Caçula

DEBATES E CONEXÕES

A programação da manhã do congresso incluiu o painel “O Vale da Celulose no Brasil: Status dos Megaempreendimentos Florestais”, que reuniu especialistas de grandes empresas do setor. Participaram do debate Douglas Seibert Lazaretti, Vice-Presidente Florestal da Suzano, Germano Vieira, Diretor Florestal da Eldorado Brasil Celulose S/A, Theófilo Militão, Diretor de Sustentabilidade & Relações Institucionais da Arauco Brasil, e Mauro Quirino, Head Florestal da Bracell.

O 7º Congresso Florestal continua com debates e palestras, oferecendo uma oportunidade única para networking e visibilidade para os tomadores de decisão do setor. O evento reforça a importância do setor florestal para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Estimativa para o PIB é 2,21% este ano A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a...

Três Lagoas inicia busca ativa de vacinação contra o sarampo e convoca famílias para proteger crianças

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de agosto, a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

APAS Três Lagoas empata em jogo emocionante na abertura do Estadual de Futsal

Após uma década longe da principal competição da modalidade, Três Lagoas voltou a disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal Masculino 2025, que teve início...