21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 15 de agosto, 2025

Faltando três meses para a COP30, Brasil lidera interesse global pela conferência climática

Buscas sobre o evento cresceram 440% no país; hospedagem é uma das principais dúvidas dos brasileiros

A menos de três meses da abertura oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA), o interesse dos brasileiros pelo evento cresceu exponencialmente. Entre os dias 1º e 8 de agosto, as buscas online relacionadas à conferência aumentaram 440%, colocando o Brasil na liderança do ranking global de pesquisas, segundo dados divulgados pelo Google.

Os internautas do Pará foram os que mais pesquisaram sobre a COP30 no Brasil. No exterior, ao menos 48 países também demonstraram interesse, com um aumento de 330% nas buscas em inglês. As dúvidas mais comuns dos brasileiros giram em torno do significado da conferência, datas e local. O tema da hospedagem, que ganhou destaque na mídia pelos altos preços praticados, aparece entre as principais preocupações, especialmente em consultas feitas em português.

Embora países tenham pressionado o Brasil por alternativas mais acessíveis de acomodação, o assunto não aparece entre as principais buscas em inglês. Nesses casos, as dúvidas se concentram em aspectos mais gerais, como o que é a COP30 e onde será realizada. Algumas buscas até questionam se o evento acontecerá no Rio de Janeiro, embora todas as atividades oficiais estejam previstas exclusivamente para Belém.

O que é a COP30?

A COP30 será a 30ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, iniciada em 1995, em Berlim. O evento reúne anualmente representantes de 198 países para debater soluções frente à emergência climática global.

A edição deste ano ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, com a cúpula de chefes de Estado antecipada para 6 e 7 de novembro. Belém foi escolhida como sede durante a COP28, realizada em Dubai. A decisão foi unânime e teve como justificativa a importância da Amazônia no combate ao aquecimento global.

Participação e estrutura

O evento será dividido entre a Zona Azul, espaço restrito onde ocorrem as negociações entre representantes oficiais, e a Zona Verde, aberta ao público, com exposições e debates. A COP30 também contará com eventos paralelos espalhados pela cidade, além de transmissões ao vivo em plataformas digitais e mídias oficiais.

Desafios e expectativas

Entre os principais temas da COP30 estão a implementação do Acordo de Paris, a limitação do aquecimento global a 1,5°C, o financiamento climático para países em desenvolvimento, a transição energética e a justiça climática. Também ganharão espaço debates sobre gênero, juventude, povos indígenas e preservação da biodiversidade.

A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem do evento em Belém, que já se prepara com uma plataforma oficial de hospedagem (https://cop30.bnetwork.com/), disponibilizando mais de 5.000 quartos, entre públicos e destinados a delegações internacionais.

Apesar de críticas ao custo das hospedagens, o governo brasileiro e a presidência da conferência asseguram que a COP30 será realizada em Belém, sem possibilidade de mudança de sede.

Fatos rápidos sobre a COP30:

Quando: 10 a 21 de novembro de 2025
Onde: Belém, Pará
Quem participa: 198 países, sociedade civil, setor privado e organizações internacionais
Objetivo: Reduzir emissões, adaptar países às mudanças climáticas, financiar ações climáticas e promover transições justas
Transmissão: Plataformas digitais e canais oficiais

A COP30 promete ser um marco para a agenda climática global e, com o interesse crescente dos brasileiros, pode também representar um ponto de virada na consciência ambiental nacional.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terreno abandonado coloca em risco moradores do Parque São Carlos

Lixo acumulado, animais peçonhentos e atividades ilícitas transformam o terreno em risco à comunidade, que cobra ação das autoridades competentes.

Ex-vereador Wellington “Cascão” é preso por “Maria da Penha”

Mandado de prisão preventiva é expedido pela Vara da Infância, da Adolescência e da Violência Doméstica e Familiar O ex-vereador de Três Lagoas, Wellington Ricardo...

Polícia Civil prende suspeita traficando próximo da Rodoviária de Três Lagoas

Suspeita foi surpreendida com quase 40 porções de crack e maconha, além de dinheiro, onde polícia acredita que ponto era estratégico para venda de entorpecentes.