30.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Uso de cerol fere arara em Três Lagoas

Animal foi resgatado por servidor da Prefeitura; caso pode resultar em amputação da asa

Uma arara-canindé sofreu um grave ferimento após ter a asa cortada por uma linha de pipa com cerol na região da Vila Verde, em Três Lagoas. O acidente quase decepou o membro da ave, que foi encontrada e resgatada por um servidor da Prefeitura.

Após o resgate, o animal foi encaminhado à Polícia Militar Ambiental e passará a ser acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) durante todo o processo de tratamento. O objetivo é preservar a vida da arara e tentar recuperar a funcionalidade da asa. No entanto, devido à gravidade do ferimento, não está descartada a possibilidade de amputação, o que impediria a reintegração da ave ao seu habitat natural.

A SEMEA alerta que o uso de cerol e linhas chilenas é proibido por lei em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Lei Estadual nº 5.111, de 20 de dezembro de 2017, a utilização de qualquer material cortante em linhas de pipa é crime, com pena prevista de três meses a um ano de detenção, além de multa.

A secretaria reforça a importância da conscientização da população quanto aos riscos causados por essas práticas, que colocam em perigo não apenas a fauna silvestre, mas também a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas para trainee em manutenção automotiva em Água Clara

MS Florestal oferece 15 vagas com contratação imediata e formação prática em manutenção de máquinas pesadas A MS Florestal está com inscrições abertas para o...

MS Ativo investe R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura e transforma a mobilidade nos 79 municípios

Programa estadual reforça o municipalismo e leva pavimentação, drenagem e melhorias urbanas a todas as regiões de Mato Grosso do Sul

Auxílio-alimentação de servidores federais será reajustado em 17,5%

Aumento eleva benefício para R$ 1.175 e reforça política de valorização do funcionalismo público iniciada em 2023