Estudante da E.E Edwards Corrêa esteve na mesa diretora de sessão histórica que reuniu vereadores mirins e reafirmou o compromisso com a formação cidadã.
Em uma noite que uniu emoção, representatividade e a força da juventude, a Câmara Municipal de Três Lagoas celebrou seus 110 anos com a realização da primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem, na quarta-feira, 25. O evento reuniu autoridades, ex-parlamentares, familiares e, sobretudo, os 15 vereadores mirins eleitos por escolas da cidade.
A mesa diretora da sessão foi composta, além do prefeito Cassiano Maia e do presidente da Câmara, Tonhão, também pela presidente do Parlamento Jovem, a jovem Sara Cortes, de 16 anos, estudante do ensino médio da E.E Edwards Corrêa, e referência em liderança estudantil. Com postura firme, empatia e espírito democrático, ela deu início aos trabalhos, coordenou as falas e reforçou a importância do engajamento político desde cedo.
O Parlamento Jovem de Três Lagoas é um programa de educação legislativa que promove a vivência do processo democrático entre adolescentes, estimulando a participação cidadã, o diálogo e a compreensão do funcionamento do poder legislativo municipal. Durante a solenidade, os vereadores mirins foram apresentados ao público, mostrando maturidade e compromisso com a comunidade.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Tonhão, a presença de jovens no plenário representa um marco. “Eles são o futuro, mas já estão fazendo a diferença no presente. É fundamental resgatar e valorizar a história, mas também preparar novas gerações para escrevê-la.”
A cerimônia fez parte da programação oficial dos 110 anos da Câmara, que também incluiu homenagens a personalidades e servidores, resgate histórico das legislaturas passadas e discursos que ressaltaram a importância da união entre Legislativo e Executivo.
Com a condução segura junto da jovem Sara Cortes, a sessão demonstrou que a democracia municipal tem espaço para vozes jovens e plurais, um passo importante para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o bem coletivo.