30.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Com homenagens e resgate histórico, Câmara Municipal de Três Lagoas celebra 110 anos de fundação

Sessão solene, realizada no auditório da UFMS na noite desta quarta-feira, 13, reuniu autoridades, ex-vereadores, servidores e personalidades que marcaram a trajetória do Legislativo municipal.

A noite desta quarta-feira, 13, ficará registrada na história política de Três Lagoas. Em uma sessão solene realizada no Anfiteatro da UFMS Câmpus II, a Câmara Municipal celebrou seus 110 anos de existência, em um evento marcado por emoção, reconhecimento e memória. A iniciativa, idealizada pelo presidente do Legislativo, vereador Tonhão, reuniu autoridades, ex-vereadores, servidores e familiares para celebrar o legado da Casa de Leis.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Cassiano Maia, da vice-prefeita e ex-vereadora Vera Helena Arsioli Pinho, do líder do Executivo na Câmara, vereador Sargento Rodrigues, da presidente do Parlamento Jovem 2025, Sara Cortes, além de todos os vereadores e jovens vereadores.

O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional e do Hino de Três Lagoas, interpretados por representantes do Parlamento Jovem. Em seu discurso, Tonhão destacou a importância da instituição como “berço da democracia local” e exaltou o papel de cada legislatura na construção de um legado duradouro.

Um dos pontos altos da noite foi a entrega da comenda que leva o nome do ex-vereador Antônio de Souza Caldeira Queiroz, concedida a ex-vereadores, servidores e cidadãos que contribuíram para o fortalecimento do Legislativo municipal. Entre os homenageados, o ex-vereador Walter Martinho recebeu a honraria em ato simbólico que emocionou o público, onde vereadores desceram do palco para a entrega, devido a limitações físicas do agraciado.

Ao todo, 45 personalidades receberam a comenda, entre políticos, familiares de ex-parlamentares e servidores, reconhecendo décadas de serviços prestados à cidade.

O presidente da Câmara, vereador Antonio Luiz Teixeira Empke Junior, o ‘Tonhão’, ressaltou o significado de conduzir a Casa de Leis nessa data histórica, lembrando que 263 parlamentares já passaram pelo Legislativo em 25 legislaturas. “É uma emoção enorme, uma noite sublime que retrata 110 anos de serviços prestados. Homenageamos 45 personalidades, servidores e colaboradores que engrandeceram o Legislativo e fizemos um resgate histórico que tocou a todos. Um povo sem passado não tem presente e muito menos futuro”, afirmou.

Tonhão também destacou sua trajetória política, vereador mais jovem da história do município, atualmente em seu sexto mandato consecutivo e recordista de proposições apresentadas, e anunciou projetos como a implantação do Parlamento Jovem e, futuramente, do Parlamento Mirim. Ele adiantou ainda que a atual gestão devolverá cerca de R$ 10 milhões de sobras orçamentárias para investimentos na área do autismo.

O prefeito Cassiano Maia, que já presidiu a Câmara até 2024, apontou como seus principais legados legislativos a criação da Procuradoria da Mulher, a implantação da Escola do Legislativo e a adoção de energia fotovoltaica, que gera economia e sustentabilidade. Ele também destacou a regularização da propriedade da sede do Legislativo, antes pertencente à União.

Para Cassiano, a sintonia entre Executivo e Legislativo é fundamental para o desenvolvimento de Três Lagoas. “Quando todos estão juntos, remando para o mesmo caminho, quem ganha é a população”, disse.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uso de cerol fere arara em Três Lagoas

Animal foi resgatado por servidor da Prefeitura; caso pode resultar em amputação da asa

PRF descobre 35 kg de cocaína e 12 kg de maconha escondidos em pneus de caminhão

Droga estava camuflada dentro de estepes soltos, onde motorista viajava com o filho e confessou transporte do entorpecente.

Polícia Civil prende suspeito com drogas e dinheiro vivo na ‘Invasão’ do São João

Ação silenciosa e a pé levou agentes a barraco escondido, onde homem ligado ao PCC foi surpreendido com crack, cocaína e maconha.