24.3 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Quase 1/3 dos grandes bancos americanos se beneficia da crise europeia

Economia – 31/01/2012 – 11:01

Cerca de 31% dos grandes bancos americanos dizem ter se beneficiado, nos últimos seis meses, da redução de concorrência de seus rivais da Europa devido à crise que atinge o Velho Continente, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).

A pesquisa trimestral do banco central americano realizada no último dia 10 mostra que 29,1% das 55 entidades financeiras de importância indagadas considera que a menor concorrência europeia “aumentou seus negócios de alguma maneira”.

A isso se soma o 1,8% de bancos que afirmaram que a crise europeia e a diminuição de atividade de suas entidades financeiras melhoraram seus negócios, tanto com clientes estrangeiros como locais, “de maneira considerável”.

A porcentagem é muito maior entre os 33 grandes bancos entrevistados pelo Federal Reserve, no qual quase metade respondeu que seus negócios melhoraram de “algum modo” (45,5%) ou de “maneira considerável” (3%) a custa da crise de seus concorrentes europeus.

Esse estudo trimestral do Fed incluiu pela primeira vez essa pergunta sobre a melhora ou retrocesso de suas operações por influência da menor atividade dos bancos europeus, afetados pela crise da dívida soberana da zona do euro.

Além disso, a maioria dos bancos indagados (58%) admite ter dificultado os empréstimos a entidades europeias ou a suas filiais desde outubro – mês da última pesquisa.

Fonte: UOL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Programa Mais Social transforma vidas de mulheres e famílias em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, histórias de superação e esperança estão sendo reescritas por meio dos programas sociais do Governo Estadual, com destaque para...

Climatologista Carlos Nobre aponta que Brasil tem potencial para reduzir emissões de CO2 a zero até 2040

O Brasil tem o potencial de reduzir a zero suas emissões de gases de efeito estufa até 2040, segundo o renomado climatologista Carlos Nobre....

Secretário de Administração de Três Lagoas é eleito secretário executivo do Fesmad

O Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Três Lagoas, Jardel Pauber Matos e Silva, foi eleito secretário executivo do Fórum Estadual das Secretarias...