23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista nesta terça-feira em partes do Brasil

Fenômeno atinge pico nesta madrugada com até 75 meteoros por hora, mas brilho da Lua pode dificultar observação

Os apaixonados por astronomia terão a chance de observar um dos fenômenos celestes mais esperados do ano nesta terça-feira (12): a chuva de meteoros Perseidas, que atinge seu pico de atividade com a possibilidade de até 75 meteoros por hora. O fenômeno, no entanto, terá visibilidade limitada em algumas regiões do Brasil, especialmente devido à luminosidade da Lua, que estará 84% cheia durante a madrugada.

De acordo com o astrônomo Dr. Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional, o melhor local para observar o fenômeno é a região Norte do Brasil, onde as condições atmosféricas e de localização favorecem uma observação mais clara. Em outras áreas, como o Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul, será possível ver apenas os meteoros mais brilhantes.

Melhor horário para observar

Embora não haja um horário exato para o pico, a madrugada deve ser o melhor período para acompanhar o fenômeno, a partir das 3h, dependendo da região. “Quanto mais ao Sul, mais tarde será a visibilidade. E, mesmo assim, a Lua cheia vai atrapalhar bastante a observação”, explica De Cicco.

Para quem deseja observar, a recomendação é procurar locais afastados da poluição luminosa, como áreas rurais ou mais afastadas dos centros urbanos. Céu limpo também é essencial, já que condições climáticas desfavoráveis, como nuvens ou neblina, podem impedir a visualização.

O que são as Perseidas

As Perseidas ocorrem anualmente, quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa Swift-Tuttle, que passou perto da Terra pela última vez em 1992. Esses fragmentos, ao entrarem na atmosfera terrestre em alta velocidade, geram os meteoros luminosos, que riscam o céu e encantam observadores.

O cometa Swift-Tuttle foi descoberto em 1862 pelos astrônomos Lewis Swift e Horace Tuttle. Sua próxima aproximação da Terra está prevista para 2126 e poderá ser visível a olho nu, diferentemente da última passagem, em que sua luminosidade foi muito fraca.

O ponto do céu de onde os meteoros parecem se originar, o chamado radiante, está na constelação de Perseu, o que dá nome à chuva. No entanto, a constelação não é a origem real dos meteoros, mas apenas a direção de onde eles surgem visualmente.

Outros eventos astronômicos de agosto

1º de agosto – Lua Crescente
10 de agosto – Alinhamento planetário
12 de agosto – Chuva de meteoros Perseidas
15 de agosto – Chuvas Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas
16 de agosto – Lua Minguante
20 de agosto – Lua próxima a Vênus
23 de agosto – Lua Nova
26 de agosto – Lua próxima a Marte
31 de agosto – Lua Crescente

Com informações Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026