22.2 C
Três Lagoas
domingo, 1 de fevereiro, 2026

Chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista nesta terça-feira em partes do Brasil

Fenômeno atinge pico nesta madrugada com até 75 meteoros por hora, mas brilho da Lua pode dificultar observação

Os apaixonados por astronomia terão a chance de observar um dos fenômenos celestes mais esperados do ano nesta terça-feira (12): a chuva de meteoros Perseidas, que atinge seu pico de atividade com a possibilidade de até 75 meteoros por hora. O fenômeno, no entanto, terá visibilidade limitada em algumas regiões do Brasil, especialmente devido à luminosidade da Lua, que estará 84% cheia durante a madrugada.

De acordo com o astrônomo Dr. Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional, o melhor local para observar o fenômeno é a região Norte do Brasil, onde as condições atmosféricas e de localização favorecem uma observação mais clara. Em outras áreas, como o Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul, será possível ver apenas os meteoros mais brilhantes.

Melhor horário para observar

Embora não haja um horário exato para o pico, a madrugada deve ser o melhor período para acompanhar o fenômeno, a partir das 3h, dependendo da região. “Quanto mais ao Sul, mais tarde será a visibilidade. E, mesmo assim, a Lua cheia vai atrapalhar bastante a observação”, explica De Cicco.

Para quem deseja observar, a recomendação é procurar locais afastados da poluição luminosa, como áreas rurais ou mais afastadas dos centros urbanos. Céu limpo também é essencial, já que condições climáticas desfavoráveis, como nuvens ou neblina, podem impedir a visualização.

O que são as Perseidas

As Perseidas ocorrem anualmente, quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa Swift-Tuttle, que passou perto da Terra pela última vez em 1992. Esses fragmentos, ao entrarem na atmosfera terrestre em alta velocidade, geram os meteoros luminosos, que riscam o céu e encantam observadores.

O cometa Swift-Tuttle foi descoberto em 1862 pelos astrônomos Lewis Swift e Horace Tuttle. Sua próxima aproximação da Terra está prevista para 2126 e poderá ser visível a olho nu, diferentemente da última passagem, em que sua luminosidade foi muito fraca.

O ponto do céu de onde os meteoros parecem se originar, o chamado radiante, está na constelação de Perseu, o que dá nome à chuva. No entanto, a constelação não é a origem real dos meteoros, mas apenas a direção de onde eles surgem visualmente.

Outros eventos astronômicos de agosto

1º de agosto – Lua Crescente
10 de agosto – Alinhamento planetário
12 de agosto – Chuva de meteoros Perseidas
15 de agosto – Chuvas Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas
16 de agosto – Lua Minguante
20 de agosto – Lua próxima a Vênus
23 de agosto – Lua Nova
26 de agosto – Lua próxima a Marte
31 de agosto – Lua Crescente

Com informações Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas inicia aplicação do Nirsevimabe para prevenir bronquiolite em crianças a partir desta segunda

A proteção é eficaz contra o VSR, um dos principais responsáveis por casos de bronquiolite e internações em crianças pequenas A Prefeitura de Três Lagoas,...

Vira-lata caramelo se torna expressão cultural

A lei estadual foi publicada no dia 22 e já está em vigor em SP O famoso e simpático “vira-lata caramelo” agora é reconhecido por...

Homem é encontrado morto no condomínio Novo Oeste

Vítima apresentava ferimentos pelo corpo e caso é investigado para esclarecer se morte foi causada por mal súbito ou outro fator Um homem identificado como...