Fiscalizações realizadas nas últimas semanas integram curso de formação e visam coibir irregularidades como direção sem CNH e embriaguez ao volante
A cidade de Três Lagoas tem registrado uma série de ações educativas e fiscalizações de trânsito nos últimos dias. As ‘blitzes’, coordenadas pelo Pelotão de Trânsito (Peltran) da Polícia Militar, integram as aulas práticas do curso de formação de agentes de trânsito, que envolve 87 soldados recém-formados.
Em entrevista à Caçula FM nesta sexta-feira, 08, o comandante do Peltran, Ten. PM José Renato de Melo reforçou que as abordagens estão sendo realizadas em pontos e horários estratégicos, especialmente onde há maior índice de acidentes. “Mais de 50% dos acidentes diurnos envolvem condutores sem habilitação e, no período noturno, a maioria está relacionada ao consumo de álcool”, destacou o oficial.
Durante as operações, já foram identificados 18 motoristas não habilitados e 3 dirigindo sob efeito de álcool. O impacto das ações foi imediato, onde o número de acidentes caiu de 19 para 6 em comparação à semana anterior. “É notório que com fiscalização, o trânsito fica mais pacífico”, completou o tenente.
Outro ponto de atenção das equipes é o uso de motocicletas com escapamentos adulterados, prática considerada uma violação não só do Código de Trânsito, mas também uma forma de perturbação da tranquilidade pública. “Estamos atentos também a essa questão, que afeta especialmente famílias com crianças, pessoas idosas e autistas”, explicou Melo.
Além disso, a facilidade para aquisição de motocicletas e a falta de maturidade no trânsito entre condutores recém-habilitados também têm contribuído para o aumento de infrações e acidentes, segundo o comandante.
As blitzes seguem até o próximo domingo, 11, sempre em locais definidos pela análise dos dados de acidentes e conforme a necessidade operacional. A fiscalização também será intensificada durante eventos públicos, como a Festa do Folclore, para garantir a segurança da população.
Questionado sobre os alertas em grupos de WhatsApp que avisam sobre a localização das blitzes, o tenente disse não se incomodar com a divulgação. “Se alguém que estava mal intencionado deixa de sair ao ser alertado, a ação já surtiu efeito. Nosso foco é salvar vidas, não prejudicar quem está regular”, afirmou.
O oficial deixou uma orientação para quem for abordado: “Se você está regular, não há motivo para preocupação. Colabore, ligue a luz interna do carro à noite, mostre respeito e confiança. A Polícia Militar está aqui para servir e proteger”, finalizou.