23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Crianças se mantêm em níveis elevados de vírus sincicial respiratório, segundo Infogripe

Dados constam no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (7), referente à semana epidemiológica 31, que compreende o período de 27 de julho a 2 de agosto

Dados do boletim epidemiológico InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta quinta-feira (7), apontam que as crianças sem mantêm em níveis elevados de VSR (vírus sincicial respiratório).

Conforme os registros, a situação ocorre na maioria dos Estados brasileiros. A análise é referente à semana epidemiológica 31, que compreende o período de 27 de julho a 2 de agosto de 2025.

O boletim também destaca que na população idosa, os casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) se mantém em níveis de moderado a alto em diversos estados do Centro-Sul, além de alguns estados do Norte e do Nordeste.

Pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portela, reforça a importância da vacinação. “Como em alguns estados os casos de SRAG por influenza A continuam altos, também é importante estar em dia com a vacina contra a gripe“, observa.

Segundo o boletim, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 13,9% de influenza A, 1,5% de influenza B, 44,7% de VSR, 34,6% de rinovírus e 5,6% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

Análise sobre os óbitos, mostra que a presença destes mesmos vírus entre os positivos, e no mesmo recorte temporal, foi de 51,6% de influenza A, 2% de influenza B, 18,4% de VSR, 18% de rinovírus e 8,1% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

Mato Grosso do Sul está entre os 16 estados que apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, no entanto, sem sinal de crescimento na tendência.

Os demais estados são: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe; com exceção do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Ceará, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.

Os dados também revelam que ao longo deste ano foram notificados 150.615 casos de SRAG, sendo 80.577 (53,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 51.291 (34,1%) negativos, e ao menos 8.853 (5,9%) que esperam resultado laboratorial.

Além disso, também existem 25,7% casos registrados de influenza A, 1,1% de influenza B, 46% de VSR, 23,6% de rinovírus, e 7% de Sars-CoV-2 (Covid -19).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026