Evento promovido pelo 2º BPM vai além do esporte e reforça a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, com ações de inclusão, lazer e prevenção à saúde
Três Lagoas se prepara para receber, no próximo sábado, 09, a etapa local da Corrida dos 190 anos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). O evento, promovido pelo 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), terá largada às 17h no Shopping Três Lagoas e integra o circuito estadual em celebração ao aniversário da corporação.
Mais que uma competição esportiva, a corrida será um momento de integração entre polícia e sociedade, com atividades para todas as idades, inclusão de atletas com deficiência, estrutura para crianças, estandes das forças policiais, praça de alimentação e exames de saúde gratuitos.
“O aniversário é da Polícia Militar, mas o presente é para a população”, destacou o Tenente Renato, coordenador do evento, durante entrevista ao programa “A Hora da Notícia” da Caçula FM 96.9.
O comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Moreira, destacou que a corrida faz parte de uma estratégia maior de aproximação com a comunidade. “Nossa missão é servir o cidadão. Não faz sentido estarmos distantes da população. O batalhão é a casa do povo de Três Lagoas”, afirmou.
A presença da PM em Três Lagoas, lembrou o comandante, é histórica: está na cidade desde antes da emancipação municipal. “O número 190, que batiza o circuito, representa tanto os anos de existência da instituição quanto o número que as pessoas ligam quando precisam de ajuda”, completou.
O percurso foi cuidadosamente planejado para garantir segurança, visibilidade e acessibilidade. A largada e a chegada ocorrerão no Shopping Três Lagoas. A rota de 5 km passará pelo bairro Santa Helena, enquanto os atletas dos 10 km seguirão até a rotatória entre os condomínios Vila Dumont e Vila de León.
A corrida também será inclusiva, com participação de atletas do paradesporto e alunos da APAE. “Essa é uma festa para todos. É nosso dever incluir e promover a cidadania”, disse o Tenente Renato. O Tenente-Coronel Moreira também destacou o processo de modernização e investimento da corporação em tecnologia, capacitação e integração institucional.
“A Polícia Militar tem evoluído muito, especialmente nos últimos 10 anos. Estamos acompanhando os avanços tecnológicos e promovendo uma reestruturação estratégica em todos os níveis, operacional, tático e estratégico”, explicou.
Apesar de as inscrições já estarem encerradas, os organizadores reforçam o convite para que a população prestigie e participe da festa, mesmo como espectadora. “A PM é parceira da comunidade. Segurança pública também se faz com empatia, presença e respeito”, finalizou o comandante.