26.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de outubro, 2025

Diretor de Cultura destaca economia criativa como ferramenta de desenvolvimento em Três Lagoas

Stênio Congro afirma que qualificação de agentes culturais é essencial para transformar talento em geração de renda no município

Mais do que um evento pontual, o workshop da Rota Bioceânica Criativa realizado em Três Lagoas marcou o início de uma nova etapa para o setor cultural da cidade. A avaliação é do diretor municipal de Cultura, Stênio Congro, que vê na economia criativa uma estratégia concreta para movimentar a economia local e promover o desenvolvimento de forma sustentável.

Em entrevista à Rádio Caçula, Stênio destacou que a iniciativa tem como principal objetivo orientar e capacitar os agentes criativos locais, como artistas, artesãos, músicos, escritores e empreendedores da cultura, para que aprimorem seus produtos e consigam atuar de maneira mais estratégica no mercado.

“Esse workshop é uma qualificação, uma orientação e uma forma de como os agentes criativos da nossa cidade possam desenvolver melhor, elaborar melhor seus produtos e trabalhar de forma economicamente. O foco é gerar renda e fortalecer o setor cultural com visão empreendedora”, afirmou.

Este foi o primeiro workshop da Rota Bioceânica Criativa realizado em Três Lagoas, e, segundo Estênio, a cidade está se preparando para fortalecer sua identidade criativa dentro do projeto, que integra municípios ao longo do corredor bioceânico. O objetivo é potencializar a produção local com foco na geração de renda e valorização cultural.

“É um momento em que a gente se prepara, olha para o que a gente está produzindo e para onde a gente quer atingir. O objetivo é monetizar, movimentar economicamente, e isso passa por encontros como esse, que promovem troca de ideias e conhecimentos”, disse o diretor.

Durante a entrevista, ele também destacou a importância das parcerias envolvidas no projeto, como o Sistema S, Sebrae, Sesc e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo (Sectur), liderada por Marcelo Miranda. Segundo Stênio, a união entre instituições é fundamental para dar escala e continuidade às ações voltadas ao fortalecimento da economia criativa.

“A cultura de cada cidade é o seu grande diferencial. Mostrar esse potencial, dar ferramentas para quem cria e vive da arte poder se sustentar com isso é o nosso papel como gestão pública”, completou.

A proposta da Rota Bioceânica Criativa é justamente essa: valorizar os saberes e talentos locais, transformando tradição, identidade e criatividade em oportunidades econômicas reais. Com Três Lagoas à frente desse movimento, a expectativa é de que os agentes culturais ganhem mais visibilidade, profissionalização e protagonismo na economia local.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PND 2025: Gabarito das provas objetivas será divulgado nesta terça-feira

Participantes terão 48 horas para apresentar recursos contra respostas preliminares Os candidatos que participaram da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), realizada neste domingo...

Morador de Três Lagoas precisa de bicicleta com carretinha para continuar trabalho com reciclagem

Luiz Carlos, de 59 anos, faz coleta de materiais a pé e busca apoio para melhorar as condições de sustento da família

“Bodas de Papel” Toninha Campos e Fábio Jr

Celebração marcou um ano de casados No último domingo, dia 26, a residência de Toninha Campos foi palco de uma linda comemoração pelas Bodas de...