Evento beneficente arrecada fundos para a APAE e Lar dos Idosos e reforça laços entre população, empresários e poder público
O domingo, 03, foi marcado por um grande gesto de solidariedade em Três Lagoas, com a realização da 30ª edição do Leilão da Fraternidade, organizado pelo Grupo da Fraternidade José Xavier em parceria com a APAE. O tradicional evento reuniu centenas de pessoas no recinto da LeiloGrande, em uma tarde de mobilização comunitária em prol de duas das instituições mais importantes da cidade, o Lar dos Idosos e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Mais do que um leilão, o evento foi um verdadeiro ato de fraternidade, que reforçou o compromisso da sociedade com o cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade, sejam idosos acolhidos ou crianças e jovens com deficiência.
Segundo André Luiz Pinto, representante do Grupo da Fraternidade Espíria José Xavier, o leilão representa cerca de 20% do orçamento anual do Lar dos Idosos. “É uma parceria de sucesso. Esse evento é essencial para mantermos os atendimentos e homenageia também os voluntários que já partiram, mas deixaram um legado de amor ao próximo”, destacou.
Em 2024, o leilão arrecadou mais de R$ 200 mil para cada instituição. A expectativa para 2025 foi de aproximadamente R$ 214 mil, valor com a participação ativa da população e de empresários locais, que doaram itens variados, como prendas, produtos, alimentos e até animais.
Além do leilão em si, o evento foi marcado pela presença de autoridades municipais e representantes das instituições beneficiadas. O prefeito Cassiano Maia reforçou o apoio do poder público: “É um domingo de muita fraternidade. Apoiar ações como essa é cuidar de quem mais precisa. São recursos que serão usados para garantir dignidade às nossas crianças e idosos.”
Já Neuza Inácio, da diretoria da APAE, destacou o papel do evento na sustentabilidade da instituição: “O que arrecadamos hoje será usado para manter nossos serviços ao longo do ano. Em agosto, comemoramos 50 anos da APAE em Três Lagoas, e este leilão é o pontapé inicial dessa celebração.”
O Grupo da Fraternidade, responsável pela gestão do Lar dos Idosos, também coordena ações sociais como a Casa da Sopa, a Campanha da Cesta Básica, distribuição de enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade e o “Merca Tudo”, brechó beneficente que converte doações em recursos para as obras sociais.
Nelson Torres, presidente da APAE, reforçou o papel das doações e do engajamento coletivo: “Hoje, o que nos mantém são esses momentos de solidariedade. A população de Três Lagoas é sempre muito presente, e isso nos motiva a continuar. Sem esse leilão, seria muito difícil manter as atividades das duas entidades.”
O sucesso da 30ª edição do Leilão da Fraternidade reafirma a força da união entre sociedade civil, instituições assistenciais, empresários e poder público. Além do valor financeiro arrecadado, o evento fortalece a rede de apoio e cuidado às pessoas mais vulneráveis da cidade.