23.9 C
Três Lagoas
domingo, 18 de janeiro, 2026

Campanha Agosto Lilás mobiliza Três Lagoas no enfrentamento à violência contra a mulher

Com programação ao longo do mês, ações incluem palestras, oficinas, atendimentos e mobilização em empresas, praças e comunidades

A Prefeitura de Três Lagoas deu início à campanha Agosto Lilás 2025, voltada à conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa, coordenada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência “Halley Coimbra Junqueira” (CRAM), tem o objetivo de informar, mobilizar e fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Instituída por leis estadual e municipal, a campanha reforça a importância da Lei Maria da Penha, dos serviços especializados e dos canais de denúncia, como o Disque 180. Somente entre janeiro e junho deste ano, o CRAM atendeu 336 mulheres vítimas de violência, número que reforça a urgência da pauta.

A rede de atendimento de Três Lagoas atua de forma integrada com o CRAM, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Coordenadoria da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Delegacia da Mulher, a Polícia Militar (via Promuse), a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Poder Judiciário, além das secretarias de Saúde e de Educação.

A programação do Agosto Lilás inclui palestras em empresas como Suzano, Lopes e Breda/Piracicabana, além de ações comunitárias em bairros como Maresias e Oasis. Destaque também para a ação na Praça Ramez Tebet, no dia 9, com serviços gratuitos, feira de artesanato, apresentações culturais e atividades para crianças. No dia 13, será lançada a exposição “Nossa História dá um Livro”, com relatos de superação de mulheres atendidas pelo CRAM.

O encerramento da campanha será no dia 29, com o evento “Café com Prosa”, voltado às mulheres em acompanhamento psicológico e social no CRAM.

Segundo a secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, a mobilização é fundamental para romper o ciclo da violência. “Viver sem violência é um direito de toda mulher. É preciso denunciar e fortalecer a rede de apoio, para que nenhuma mulher esteja sozinha nessa luta”, afirmou.

Agosto Lilás 2025 – Viver sem violência é um direito. Vire esse jogo: denuncie.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morador em situação de rua invade casa armado com faca e assusta moradores no Santa Terezinha

Suspeito fugiu antes da chegada da viatura e moradores reclamam do aumento da insegurança

Motociclista fica ferido em acidente com carro no Jardim Alvorada

Colisão envolveu ao menos dois veículos e ocorreu em trecho sem iluminação pública, onde condutor da moto teria ingerido bebida alcoólica

Homem é preso em flagrante por agredir e ameaçar companheira em Três Lagoas

Suspeito de 22 anos teria arremessado copo e ameaçado a vítima com faca, onde mulher pediu medidas protetivas após agressões