37.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Carla Zambelli é presa na Itália e deve ser extraditada ao Brasil

Deputada federal foi localizada em Roma após condenação pelo STF e inclusão na lista de procurados da Interpol

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29), em Roma, na Itália, após ser localizada pela polícia local. A prisão foi confirmada por fontes da Polícia Federal brasileira, que informou que a parlamentar será submetida a processo de extradição, conforme a legislação italiana e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Zambelli estava foragida desde maio, quando foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. O crime foi executado pelo hacker Walter Delgatti, que afirmou ter agido a mando da deputada.

Ela passou a figurar na lista de procurados da Interpol e teve a prisão internacional solicitada. O deputado italiano Angelo Bonelli, do Partido Verde, afirmou nas redes sociais que denunciou à polícia o endereço em que Zambelli estaria hospedada, contribuindo para a localização.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o advogado da parlamentar, Fábio Pagnozzi, afirmou que Zambelli decidiu se entregar voluntariamente às autoridades italianas, negando que ela estivesse em situação de fuga no país. A própria deputada declarou que pretende cumprir qualquer pena na Itália, onde, segundo ela, a Justiça é “justa e democrática”. “Estou segura que, analisando os processos, vão perceber que sou inocente”, disse.

Outro processo

Além da condenação relacionada ao caso do CNJ, Zambelli também responde a outro processo criminal no STF. Em agosto de 2023, ela virou ré por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, após sacar uma pistola e perseguir o jornalista Luan Araújo em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

No julgamento, já há seis votos a favor da condenação a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, mas a decisão final foi suspensa por um pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Zambelli segue detida na Itália enquanto aguarda o andamento do processo de extradição.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...

Servidores do MPU em Três Lagoas manifestam por simetria salarial com o judiciário

O ato buscou dar visibilidade à luta por valorização e isonomia, solicitando o apoio da mídia local e regional para registrar e divulgar a...