25.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de julho, 2025

Imasul promove palestra do Agosto Lilás para conscientização sobre a violência contra a mulher

Com o tema “Protagonismo e transformação”, evento será realizado no dia 5 de agosto e integra ações de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio em Mato Grosso do Sul

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realiza, no próximo dia 5 de agosto, às 9 horas, no Auditório Shirley Palmeira, uma palestra em alusão à campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher.

A palestrante será Edilaine Mansueto Alves, policial militar e especialista em ações educativas de prevenção, com o tema “Protagonismo e transformação: incutindo mudança de mentalidade para você não se tornar uma vítima.”

A iniciativa busca promover reflexão e mobilização entre servidores, colaboradoras e toda a comunidade sobre a importância de reconhecer, denunciar e combater as múltiplas formas de violência que atingem mulheres diariamente em todo o país.

Lei Maria da Penha e os tipos de violência

A campanha Agosto Lilás foi instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016, em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006. A legislação é um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil, e classifica cinco principais tipos de violência contra a mulher.

A temática será abordada a partir dos cinco tipos de violência contra a mulher definidos pela Lei Maria da Penha. A violência física inclui agressões como tapas, socos, empurrões, queimaduras e cortes. A violência psicológica envolve ameaças, humilhações, chantagens, isolamento e controle excessivo sobre a vida da mulher.

A violência sexual refere-se à imposição de relações sexuais não consentidas ou à restrição de seus direitos reprodutivos. A violência patrimonial compreende a destruição ou retenção de bens, documentos ou recursos financeiros, comprometendo a autonomia da vítima.

Por fim, a violência moral diz respeito a calúnias, difamações e ofensas que atingem a honra e a reputação da mulher. Essas violências podem ocorrer isoladamente ou de forma combinada, afetando a saúde física, emocional, social e econômica das vítimas.

Informação e rede de apoio

Durante a palestra, será reforçada a importância de mudar mentalidades e fortalecer o protagonismo feminino, para prevenir que mulheres se tornem vítimas da violência. Além disso, serão divulgadas informações sobre os mecanismos legais de proteção e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.

Entre os serviços de apoio estão o Ligue 180, central nacional de atendimento à mulher, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com ligações gratuitas. Em casos de emergência, o número da Polícia Militar, 190, deve ser acionado imediatamente.

No Mato Grosso do Sul, a plataforma “Não se Cale” reúne informações, contatos úteis e encaminhamentos para serviços especializados, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAMCA).

Compromisso institucional

Com essa ação, o Imasul reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente institucional seguro, acolhedor e pautado no respeito à dignidade humana. A palestra integra um conjunto de ações educativas que visam não apenas informar, mas também estimular atitudes de prevenção e solidariedade frente à violência de gênero.

Serviço:
Data: 05 de agosto
Horário: 9h
Local: Auditório Shirley Palmeira – Imasul
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, s/nº, Quadra 3, Setor 3 – Jardim Veraneio 

Agência MS.GOV

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo antecipa salários de servidores estaduais de MS

Valores estarão disponíveis para saque a partir de sábado (2), segundo o Sindifiscal/MS O Governo de Mato Grosso do Sul vai depositar os salários dos...

Empresa florestal cria espaço em site com ações sociais que impactam MS e parte de SP

Nova seção do site da MS Florestal reúne projetos em dez municípios, beneficiando mais de 45 mil pessoas

Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025

Processo seletivo oferece vagas de estágio para níveis técnico e superior nas cidades de São Paulo, Rosana (SP), Guanambi (BA) e Araripina (PE)