17.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de julho, 2025

Brasil sai novamente do Mapa da Fome da ONU, revela relatório internacional

País tem menos de 2,5% da população em situação de subnutrição, segundo dados da FAO

O Brasil voltou a ficar fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), conforme aponta o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025” (SOFI 2025), apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, na Etiópia.

De acordo com o estudo, o país está abaixo do índice de 2,5% da população em situação de subnutrição, marca usada pela FAO como limite para inclusão no Mapa da Fome — ferramenta que identifica países com insegurança alimentar grave.

O Brasil já havia alcançado esse patamar em 2014, mas voltou a figurar no Mapa da Fome no período de 2018 a 2020. Agora, no triênio 2022/2024, retorna à condição de segurança alimentar segundo os critérios internacionais.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome afirmou que a saída do país do Mapa da Fome em apenas dois anos reflete decisões políticas voltadas à redução da pobreza, geração de emprego e renda, fortalecimento da agricultura familiar, ampliação da alimentação escolar e do acesso a alimentos saudáveis.

Como é calculado o Mapa da Fome

A principal métrica usada pela FAO é a Prevalência de Subnutrição (PoU, na sigla em inglês), que considera a disponibilidade de alimentos no país, o consumo médio da população e a renda das famílias. A análise é feita com base em médias trienais, para garantir maior estabilidade estatística.

A presença no Mapa da Fome indica que uma parcela significativa da população enfrenta dificuldades crônicas de acesso a alimentos em quantidade suficiente para uma vida saudável. Com a nova avaliação, o Brasil volta a integrar o grupo de países com menor risco de subnutrição no mundo.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SEJUVEL abre inscrições para aulas gratuitas do Projeto Ritbox destinadas a mulheres

Estão abertas a partir desta terça-feira, dia 29 de julho, as inscrições para as aulas gratuitas do Projeto Ritbox da Prefeitura de Três Lagoas,...

Trabalhador é arremessado de carro em capotamento e morre após ser internado em hospital de Três Lagoas

Luiz Fernando, de Água Clara, não resistiu aos ferimentos após acidente violento na MS 324, onde via é conhecida por más condições e alto risco de acidentes.

Agressor que espancou idoso em Três Lagoas é preso pelo 2°BPM na Vila Piloto

João Tarcísio Portela já tinha histórico de violência e foi capturado após atacar brutalmente homem que tentava apartar uma briga.