23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Gastronomia: Sebrae oferece capacitação gratuita em Três Lagoas

Programa visa geração de renda e inclusão produtiva por meio da gastronomia

O Sebrae/MS apresenta um novo programa gratuito de capacitação voltado à geração de renda na área da gastronomia em Três Lagoas. A ação integra o Programa de Inclusão e Geração de Renda, iniciativa destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que desejam empreender ou buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

O programa oferece formação prática e completa. As atividades incluem cursos técnicos na área da gastronomia, mentorias individuais, orientação sobre precificação, técnicas de vendas e ações voltadas ao fortalecimento da autoestima dos participantes. A proposta é transformar talentos culinários em negócios viáveis.

Segundo o Sebrae/MS, a inclusão socioprodutiva é entendida como um processo de reinserção de pessoas em idade ativa e em vulnerabilidade no mercado por meio do empreendedorismo. A meta é incentivar a autonomia financeira e valorizar o protagonismo social.

As inscrições desta etapa foram encerradas, mas novas oportunidades podem surgir. O Sebrae/MS orienta que os interessados acompanhem os canais oficiais para futuras vagas.

Dados do SEAD/IJSN (2023) indicam que 23% da população de MS estava em situação de pobreza, a terceira menor taxa do país. A taxa de desemprego é de 3,7%, a quinta menor do Brasil (IBGE, 2024).

Segundo o Data Favela (2023), no Brasil, 29% dos moradores de favelas já empreendem e 34% sonham em ter um negócio próprio. Contudo, apenas 37% são formalizados.

Na região da Costa Leste, que inclui Três Lagoas e mais dez municípios, vivem cerca de 314 mil pessoas. A área abriga 40 mil empresas, das quais 85% são pequenos negócios: 16,9 mil MEIs, 11,5 mil MEs e 2,2 mil EPPs.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026