25.2 C
Três Lagoas
sábado, 26 de julho, 2025

Laura Achiles Nunes fala sobre combate à violência no Agosto Lilás

Advogada esteve no Jornal da Manhã, da Caçula FM 96.9, e destacou a importância da educação e da rede de apoio no enfrentamento à violência contra a mulher

Na manhã desta quinta-feira (24), a advogada Laura Achiles Nunes participou ao vivo do Jornal da Manhã, da Caçula FM 96.9, para falar sobre o Agosto Lilás — campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Especialista em Direito de Família, ela destacou a urgência de transformar a estrutura social a partir da educação.

Durante a entrevista, Laura lembrou que o Brasil tem leis eficientes, como a Maria da Penha, mas que a aplicação ainda falha por falta de estrutura e preparo. “Se não começarmos pela escola, continuaremos formando meninas que não percebem que estão sendo violentadas e meninos que não sabem que estão violentando”, alertou.

O Agosto Lilás é uma campanha criada para conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, como a física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Ao longo do mês, ações educativas, rodas de conversa e campanhas públicas são realizadas em todo o país para informar e orientar sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia, como o Disque 180.

Laura também abordou a violência patrimonial, ainda pouco reconhecida, mas muito comum: retenção de documentos, controle de salário e o não pagamento de pensão. “É uma violência silenciosa, que ocorre dentro de casa e, muitas vezes, passa despercebida até mesmo pela Justiça.”

Ela ainda elogiou a rede de apoio existente em Três Lagoas, que conta com Delegacia da Mulher, CRAM e atendimento psicológico. No entanto, reforçou que a transformação verdadeira virá com mudança cultural e investimento na educação desde a infância.

“A mulher já não aceita mais o papel que lhe foi imposto. Ela quer ocupar todos os espaços — e isso precisa ser respeitado”, finalizou.

Com a colaboração de Sara Cortes

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda chance: MS aposta na inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho

Projeto busca reduzir preconceito e ampliar contratações de egressos do sistema prisional Mais de 950 pessoas que já cumpriram pena em Mato Grosso do Sul...

Jovem desaparece após escorregar e cair no Rio Verde em Água Clara

Rafael Nogueira, de 24 anos, pescava com amigo em dia de folga quando se afogou, onde buscas seguem neste sábado com apoio de bombeiros e voluntários.

Loubet é atração deste sábado no Festival Gastronômico Caipira de TL

Evento gratuito traz música, dança e comidas típicas para todo tipo de público