36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Identificação biométrica é aposta do governo para modernizar serviços públicos

Medida busca ampliar segurança, inclusão e modernização dos serviços públicos

O governo federal publicou nesta quarta-feira (23), por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a obrigatoriedade do cadastro biométrico para concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais. A medida visa ampliar a segurança nas políticas assistenciais, combater fraudes e acelerar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que usa o CPF como número único de identificação.

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a implementação será gradual. A exigência começará com novos beneficiários e, posteriormente, será estendida a quem já recebe os auxílios. Pessoas com mais de 80 anos ou com dificuldade de mobilidade estarão isentas da obrigatoriedade.

Para ampliar o acesso, o governo firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal, que utilizará sua capilaridade para coletar biometria em áreas remotas. Um projeto-piloto será iniciado no Rio Grande do Norte. A Caixa já detém os dados biométricos de mais de 90% dos beneficiários do Bolsa Família.

Lançada em 2022, a CIN é emitida pelas secretarias de Segurança dos estados e inclui dados biométricos como digitais e reconhecimento facial. Mais de 30 milhões de documentos já foram emitidos, e a base nacional reúne informações de cerca de 150 milhões de brasileiros. A carteira também permite ao cidadão alcançar o selo ouro na plataforma Gov.br, que oferece diferentes níveis de acesso a serviços digitais.

O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, destacou que a biometria fortalece a identificação digital e evita exclusões. “Enquanto não tivermos a carteira emitida para todos, a integração de bases será essencial para garantir o acesso a direitos”, disse.

Para viabilizar a ampliação da emissão da CIN, o governo federal destinará recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos estados. Hoje, a capacidade de emissão mensal é de 1,8 milhão de unidades, mas o objetivo é expandir esse volume.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também lançou um aplicativo de validação da CIN via QR Code, facilitando a checagem da identidade em serviços públicos e privados.

Governança de dados e proteção das informações

No mesmo evento, foi apresentada a nova política de governança de dados da administração pública federal, com consulta pública aberta até 7 de agosto no portal Brasil Participativo. A política estabelece regras para o uso ético e estratégico dos dados dos cidadãos, reforçando o papel do Comitê Central de Governança de Dados e das instâncias curadoras em cada órgão federal.

O decreto define que dados sensíveis, como bancários e fiscais, só poderão ser armazenados em nuvem governamental localizada no território nacional. Essa estrutura é operada pelo Serpro e pela Dataprev.

Transformação digital e integração federativa

A transformação digital do Estado também passa pela integração com estados e municípios. A Rede Gov.br já conta com a adesão de todos os estados, do Distrito Federal e de mais de 2 mil municípios. A rede promove capacitações e disponibiliza ferramentas como a Assinatura Eletrônica Gov.br.

Além disso, o governo lançou a Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), que vai integrar os sistemas de saúde do país com base no CPF e no número do SUS, ampliando a interoperabilidade e a segurança das informações em todas as esferas federativas.

Entre os projetos práticos, o aplicativo Meu Imóvel Rural centraliza informações e documentos de imóveis rurais em uma única plataforma, dispensando a necessidade de acessar diferentes sistemas para regularização ambiental, fundiária e fiscal.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.

MS debate combate à raiva em evento com participação nacional

E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença

Três Lagoas domina ranking de alfabetização e emplaca seis escolas entre as dez melhores de MS

Município foi destaque no Prêmio Escola Destaque 2024, com 13 unidades premiadas entre 550 participantes no estado Três Lagoas consolidou seu protagonismo na educação pública...