25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de julho, 2025

“Amigos de Patas” mostra mascote Todynho e reforça pedido de ajuda

Iniciativa atua há quatro anos na cidade resgatando, tratando e cuidando de animais abandonados e vítimas de maus-tratos

As protetoras Keyla Sorelli e Sirlene, responsáveis pelo projeto “Amigos de Patas”, participaram nesta quarta-feira (23) do Jornal da Manhã, onde apresentaram a história e o trabalho do projeto em prol dos animais em situação de vulnerabilidade. Acompanhadas do cachorrinho Todynho, mascote e símbolo de superação do projeto, elas emocionaram os telespectadores ao relatar a trajetória de sofrimento e recuperação do animal.

Todynho foi resgatado após sofrer maus-tratos em um sítio. Com a mandíbula fraturada, uma pata atrofiada e os ossos expostos, ele ainda enfrenta hoje o tratamento contra doenças graves, como leishmaniose, erliquiose (doença do carrapato) e até câncer. Por conta da fragilidade e da rotina médica, Keyla e Sirlene decidiram adotá-lo de forma definitiva. “Enquanto ele viver, nós faremos de tudo por ele”, afirmou Keyla, visivelmente emocionada.

A história de Todynho representa o trabalho do projeto, que há quatro anos atua em Três Lagoas (MS), mas cuja atuação voluntária por parte de suas fundadoras já existe há muito mais tempo. O foco da iniciativa vai além do resgate: envolve alimentação, castração, tratamento veterinário e o controle de colônias, para garantir um bem-estar animal efetivo.

Desafios financeiros e apelo por doações

Atualmente, o projeto atende de seis a sete pontos fixos de alimentação de gatos e realiza constantes resgates de cães, o que demanda cerca de 40 kg de ração por semana. Com apenas três voluntárias fixas — Keyla, Sirlene e Kátia — e o apoio recente de uma colaboradora conhecida como “Lulu”, o projeto enfrenta dificuldades financeiras. Segundo Keyla, somente entre os meses de junho e julho, a dívida acumulada com clínicas veterinárias chegou a R$ 9 mil.

Para manter o funcionamento, o projeto depende quase exclusivamente de doações. “A maioria das despesas sai do nosso bolso. Precisamos de toda ajuda possível”, afirmou a fundadora. Entre as formas de arrecadação estão a coleta de recicláveis, como latinhas, em pontos parceiros da cidade, e a realização de rifas beneficentes.

Rifa solidária com entrada gratuita no parque

Uma das ações em andamento é uma rifa com mais de 40 prêmios, incluindo um brinde garantido para todos os participantes: a entrada gratuita no Parque Aquático Grandes Lagos. Os interessados podem adquirir seus números por meio do link disponível na biografia do perfil oficial do projeto no Instagram: @amigosdepatastl (confira a página para atualizações).

O projeto aceita qualquer tipo de doação, desde dinheiro, rações e medicamentos até apoio com serviços veterinários. A missão do “Amigos de Patas” é clara: garantir dignidade, saúde e qualidade de vida aos animais que não têm voz, mas que encontram, no projeto, proteção e esperança.

Serviço:
Projeto Amigos de Patas – Três Lagoas/MS
Instagram: @amigosdepatastl
Como ajudar: Doações financeiras, ração, medicamentos, recicláveis ou comprando a rifa solidária

Foto: Willian Ramos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Laura Achiles Nunes fala sobre combate à violência no Agosto Lilás

Advogada esteve no Jornal da Manhã, da Caçula FM 96.9, e destacou a importância da educação e da rede de apoio no enfrentamento à...

Filha relata luta de mãe encontrada em rodovia de SP após quatro dias desaparecida

Moradora de Três Lagoas foi localizada por caminhoneiros em rodovia de Lavínia, no oeste paulista, onde familiares relataram luta contra a depressão e a busca de apoio para tratamento.

PAC 2025: Três Lagoas receberá Policlínica e ampliações na saúde

Investimento faz parte do Novo PAC Seleções 2025, do Governo Federal